Abstract:
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Trata-se de um estudo que apresenta o processo de educação permanente das equipes de saúde da família de um município do interior do Rio Grande do Sul para qualificar a assistência em saúde mental deste município. O método utilizado para este trabalho foi o relato de experiência,que demonstra como todo este processo se consolidou, desde a escolha do tema e assuntos a serem abordados no processo de educação permanente; o planejamento da forma de trabalho, profissionais responsáveis pela condução do grupo; a operacionalização da atividade, a produção de materiais educativos; e o encerramento do ciclo. Ainda, é importante ressaltar que estes momentos foram realizado sem parcerias com profissionais da rede de saúde do município e durante as reuniões semanais de equipe. Neste sentido, os participantes apontaram a necessidade de qualificar o acolhimento dos usuários portadores de transtornos psíquicos e apoiá-los no enfrentamento do dia-a-dia, além de dispensar um cuidado especial aos familiares.Frente a essas necessidades apontadas, foi definido que em cada equipe estaria disponível um profissional que em parceria com a equipe de matriciamento discutiria a composição de um grupo de promoção de saúde mental no território, bem como elaborariam um protocolo de acolhimento/atendimento dos portadores de transtornos mentais para qualificar a assistência em saúde mental na ESF e ofertar espaços de convivência aos usuários, familiares e equipe. Por fim, conclui-se que a educação permanente favorece o planejamento e a implementação de cuidados integrais e propulsores da inclusão social dos indivíduos portadores de transtornos psíquicos. |