Abstract:
|
Os alunos, atualmente, chegam à escola contando com inúmeras fontes de informação da era digital, variando ambiente de aprender, diferentemente das gerações anteriores. A cultura digital é a realidade do nosso estudante, e a escola por sua vez buscando adequar-se a cultura digital. As TDIC trazem contribuições favoráveis a essa gama de possibilidades do desenvolvimento da aprendizagem, já que, como visto, por meio dessas tecnologias, temos expressões e informações em linguagens variadas, sem amarras de tempo e espaço. Faz-se necessário construir novos caminhos para que a escola torne-se significativa ao nosso aluno. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho de conclusão de curso é apresentar possibilidades de integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no currículo e nas práticas escolares no Ensino de Ciências e Biologia da Escola Estadual Bom Pastor, na cidade de Chapecó-SC. Os procedimentos metodológicos adotados foram a pesquisa aplicada descritiva, bibliográfica, documental e o questionário estruturado. Como resultado verificou-se que, a escola e as disciplinas de ciências e biologia apresentam grande potencial de inserção das tecnologias no currículo escolar, os empasses para esse processo são às vezes a falta de capacitação para que se desenvolva essa integração do currículo escolar. |