Abstract:
|
A inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação- TDIC no ambiente escolar pode ser, por vezes, problemática. Relatamos aqui algumas reflexões sobre este tema e suas relações com a Educação Matemática, a partir da inserção das TDICs em aulas de matemática na turma da 8ª série do ensino fundamental da Escola Municipal Bairro Antena - EMBA/Caxambu do Sul/SC, como parte do curso de Especialização em Educação na Cultura Digital, oferecida pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Apresentamos neste trabalho um breve estudo histórico sobre o uso do computador na educação brasileira, bem como acontecimentos importantes que permitiram o uso dos computadores nas escolas. Abordamos a importância do estudo das TDICs na formação dos professores e do planejamento das aulas com o uso das TDICs que a escola possui, já que estas tecnologias são um dos caminhos para melhorar as práticas pedagógicas. Neste trabalho falamos sobre a importância da matemática e o uso das tecnologias em suas aulas para, dessa forma, desmistificar pré-conceitos e criar estratégias para melhorar o aprendizado dos alunos, como também mostrar para os estudantes que a matemática não é um bicho de sete cabeças. Descrevemos também, neste trabalho, a experiência de intervenção em sala de aula trabalhando com conteúdos matemáticos de Estatística e Probabilidade e sua integração com as TDICs, que proporcionou aos alunos um novo olhar sobre o aprender matemática. |