Abstract:
|
A aplicação de jogos educacionais digitais para estímulo do raciocínio em alunos das séries iniciais do ensino fundamental é uma ferramenta pedagógica prazerosa e necessária. Porque a criança necessita estar feliz para se desenvolver. Crianças que exercem suas atividades com alegria, tendem a ter mais sucesso na vida. Esse trabalho demonstra que as TDICs não apenas uma extensão tecnológica da sala de aula e sim um local de desenvolvimento intelectual de forma divertida. O trabalho foi realizado com a premissa de que todo indivíduo necessita de um estímulo para poder se desenvolver, encontramos nos Jogos Educacionais Digitais através das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) esse estímulo. Utilizando-se das ferramentas disponíveis na escola, computadores internet e jogos baixados e através de planejamentos semanais, realizamos continuamente o trabalho de estímulo do raciocínio com os estudantes das séries iniciais. Cada série tem suas características, o raciocínio torna-se parte da natureza do indivíduo quando ele o exercita, começa-se com pequenas coisas, mas vai avançando até que ele se torne comum ao indivíduo. |