Abstract:
|
A sociedade vigente está entremeada pela Cultura Digital, uma vez que o ser humano vive perpassado pelo uso de várias tecnologias, utilizando de todos os meios que agilizam e facilitam suas necessidades cotidianas, seja no contexto da comunicação, no convívio com as pessoas, na procura de informações, no lazer, no aprendizado, etc. O presente trabalho busca inquirir as dificuldades e resistência dos profissionais em Educação para incluir o uso das TDICs em suas práticas pedagógicas e, de que modo as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação “TDIC” estão presentes na vida do professor e como o mesmo dispõe desse recurso, sem abandonar o que preconiza a Educação. Para tal, foi desenvolvida uma vídeo entrevista quanti-qualitativa na Escola de Ensino Médio Engº Annes Gualberto, Imbituba – SC, revelando o perfil dos professores diante o uso das TDIC em seu contexto pessoal e profissional. A pesquisa se referenciou teoricamente em autores como Lévy (1998); Lopes (2002); Jonassen (1996); Tajra (2004); Almeida (2007); Minayo (2004), tendo como principais conceitos a Tecnologia da Informação, Cibercultura e Cultura Contemporânea, Cultura digital e Relações Humanas mediadas pelas Tecnologias. Espera-se que este trabalho colabore com os demais pesquisadores e auxilie a promover o avanço na qualidade do ensino que o uso das TDIC em sala de aula podem ofertar. |