Abstract:
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A Organização Mundial de Saúde considera que o uso incorreto ou a baixa adesão ao tratamento medicamento so constitui um problema mundial de saúde pública de grande magnitude. Em países desenvolvidos ou em desenvolvime nto, como o Brasil, observa - se a carência de edu cação em saúde medicamentosa e a dificuldade de acesso a mesma. Assim, o presente trabalho te ve como objetivo discorrer sobre as ações educacionais medicamentosas voltadas par a os usuários em um Centro de Atenção Psicossocial tipo II ,localizado na cidade de Recife-PE. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa tendo como referenc ial teórico a reforma psiquiátrica, os transtornos mentais e a política nacional de assistência farmacêutica. Os resultados apontaram que apesar dos avanços significativos na área de saúde mental como o arsenal terapêutico assegurado aos usuários pela política nacio nal de assistência farmacêutica, ainda tem - se muito a percorrer. C abendo destacar a importância da educação em saúde sobre o esquema medicamentoso para os p ortadores de transtorno mental e familiares - cuidadores , a fim de que reconhe çam a necessidade do tratamento e , assim, apresentem uma bo a adesão. De forma que , é imprescindível a implementação de recursos e atividades que melhorem, estimul em e conscientizem de forma mais singular cada caso, avaliando melhor a forma de abordagem. Conclui - se que a educação medicamentosa oferecida nos CAPS estudado ainda necessita de ações que fortaleçam a assistência prestada. |