Abstract:
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A Gestão do Cuidado na Atenção Psicossocial - APS é um desafio constante nas agendas dos municípios, nas ações intersetoriais, no processo de trabalho das equipes de saúde e na sociedade contemporânea. Este trabalho retrata a experiência da construção do cuidado emergencial do atendimento em saúde às vítimas de uma catástrofe na cidade de Santa Maria - SM, Rio Grande do Sul, Brasil. O Evento ocorreu em uma boate, em 27 de janeiro de 2013, que deixou 242 mortos e mais de uma centena de jovens vítimas do incêndio que requereu atendimento de urgência pré - hospitalar, hospitalar e APS aos familiares. Metodologicamente foram constituídos diferentes grupos de trabalhos para o atendimento das inúmeras demandas que emergiam. Tais como na atenção pré - hospitalar e hospitalar e na APS foram constituídos 7 grupos de trabalho pelo município. Os profissionais da área da saúde de Santa Maria não tinham experti se em desastres e a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN - SUS) foi fundamental para qualificar o cuidado com as vítimas, bem como a orientação dos médicos sem fronteiras na APS. A APS do município estruturou - se para o cuidado aos familiares, sobrevi ventes e da comunidade no intuito de reduzir o estado de estress e , na perspectiva da superação do momento de crise e na elaboração do processo de luto. Neste trabalho faremos um recorte de como a Coordenação da Política de Saúde Mental estruturou e coorden ou junto com os diversos atores o processo de trabalho nos primeiros 30 dias. |