Abstract:
|
O desenvolvimento de um plano de negócios é processo imprescindível para o empreendedor na criação de um modelo de negócios voltado à qualquer tipo de organização. Ele serve como base para o estudo do mercado, além de ajudar a compreender a realidade em que o negócio se encontra. O presente trabalho estuda a viabilidade mercadológia e financeira da criação de uma startup de base tecnológica na área de turismo e hotelaria, com a oferta de um serviço de software de gestão para o segmento de hostels. Para a realização do estudo, os autores realizaram uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semi-estruturadas com gestores de hostels de Florianópolis, onde pôde-se conhecer mais do mercado à ser abordado. A partir desta análise, foi possível aprofundar-se no conhecimento do mercado (clientes e concorrentes), no desenvolvimento de estratégias de posicionamento e comunicação com o segmento de clientes alvo, e avaliação dos investimentos necessários para a viabilidade do negócio. Baseado no plano, foi elaborado um modelo de negócio adequado à realidade do mercado estudado. Finalmente, por meio da análise interna e externa do mercado à ser explorado, o plano de negócios fornece embasamento para conclusões de natureza mercadológica e financeira no que se refere à implementação da organização. |