dc.contributor.author |
França, Iara da Silva |
|
dc.contributor.author |
Pinto, Neuza Bertoni |
|
dc.date.accessioned |
2016-08-25T10:47:50Z |
|
dc.date.available |
2016-08-25T10:47:50Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
FRANÇA, Iara da Silva ; PINTO, N. B. A formação para o ensino dos saberes elementares em tempos de Reforma da Escola Normal do Paraná (Anos de 1920). Perspectiva (UFSC), v. 34, p. 142-171-171, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166860 |
|
dc.description |
Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2016v34n1p142 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O artigo aborda a formação matemática dos professores primários no Paraná e tem por objetivo compreender como os saberes elementares matemáticos foram contemplados na reforma levada a efeito por Lysimaco Ferreira da Costa, nos anos de 1920 e direcionada por Prieto Martinez para a modernização do ensino primário do estado. Amparado pelo referencial teórico-metodológico da história cultural, o presente estudo é norteado pela questão: na formação matemática dos professores do Paraná, o que mudou, por que e para que mudou, após a Reforma da Escola Normal? Com a reforma foram introduzidas disciplinas mais voltadas às práticas de ensino na escola primária e que favoreceram a renovação dos métodos de ensino e dos recursos didáticos, reorganização curricular que repercutiu na qualidade da formação matemática dos futuros professores do ensino primário do estado. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Perspectiva (UFSC) |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
História da educação |
pt_BR |
dc.title |
A formação matemática para o ensino dos saberes elementares em tempos de Reforma da Escola Normal do Paraná (Anos de 1920) |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |