Abstract:
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O presente estudo aborda o tema controle patrimonial, sendo o objetivo geral sugerir melhorias aplicáveis à realidade do Controle Patrimonial da Apufsc-Sindical. Referente à metodologia, este estudo se enquadra como sendo aplicado e descritivo, com abordagem qualitativa e procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica, participante, documental e estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com a Coordenadora Administrativa da Apufsc-Sindical e com o gestor da empresa CIASOFT. Nas entrevistas foram obtidas informações referentes ao controle e sistema patrimonial atual. Também foi realizada uma leitura do manual de usuário e observação direta para do sistema patrimonial, e uma análise das notas fiscais para realizar um levantamento dos bens existentes. Como resultados, este estudo descreveu o controle patrimonial atual, considerando como pontos fortes os relatórios gerados pela contabilidade, controle contábil e depreciação dos bens e como pontos fracos que os relatórios são incompletos, não possui controle físico dos bens e a impossibilidade de prestar contas detalhadas aos sócios com relação ao patrimônio. Descreveu o sistema patrimonial existente sugerindo que seja incluso no sistema a geração de códigos automaticamente, acrescentando um campo para inserir a quantidade, um campo para anexar a nota fiscal em PDF e alterar o campo de localização para que seja possível inserir a sede e sala em que o bem se encontra. Realizou um levantamento dos bens, identificando aproximadamente 2000 bens existentes, e após isso foram escolhidos dois filtros para aplicar a esses bens, o qual diminuiu a quantidade para 456. Confeccionou a estruturação da classificação bem como sugestões para a especificação de acordo com as necessidades da instituição. Por fim, sugeriu que a Apufsc-Sindical finalize o processo de cadastramento dos bens existentes e continue seguindo o mesmo para os bens adquiridos futuramente com o objetivo de possuir a identificação de todos os bens existentes e evitando gastos desnecessários e possibilitando uma prestação de contas precisa aos associados. |