Estratégias de marketing digital: estudo multicaso dos clubes catarinenses da série a do campeonato brasileiro de futebol 2015

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Estratégias de marketing digital: estudo multicaso dos clubes catarinenses da série a do campeonato brasileiro de futebol 2015

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Título: Estratégias de marketing digital: estudo multicaso dos clubes catarinenses da série a do campeonato brasileiro de futebol 2015
Autor: Martins, Diego Tavares; Reis, Gabriel Parisi de Mello
Resumo: O presente estudo visa analisar as estratégias de marketing digital dos clubes catarinenses da Série A do Campeonato Brasileiro 2015, por meio da identificação das estratégias de marketing digital elaboradas pelos gestores dos clubes estudados e pela comparação entre essas estratégias de marketing digital. Sendo assim, fez-se levantamento bibliográfico baseado nas duas principais vertentes do estudo: marketing digital e marketing esportivo, assim como a relação de tais conceitos por meio da inserção do marketing digital no esporte. Posteriormente ao levantamento, realizou-se entrevistas com os principais responsáveis pelo marketing dos clubes: Avaí, Chapecoense, Figueirense e Joinville, em que utilizou-se o roteiro de entrevista a fim de identificar e posteriormente analisar as estratégias e ações dos clubes nas perspectivas de perfil dos gestores de marketing, ações de marketing e estratégias de marketing digital. Diante disso, pode-se verificar que o marketing dos clubes analisados atua de forma semelhante e, mesmo não obtendo vastos recursos financeiros para grandes ações, estão em constante busca por ações e estratégias de marketing que visam valorizar e melhorar cada vez mais o relacionamento com seus associados, assim como atrair novos sócios-torcedores, que são alguns dos principais geradores de receita regular. Verificou-se que os clubes enxergam a importância de estarem presentes e atuantes no ambiente digital, e que o Facebook tornou-se uma das principais ferramentas de interação e relacionamento com seus torcedores, fazendo do site oficial do clube um instrumento mais institucional e informativo. Ainda assim, os clubes também estão presentes e ativos nas outras principais redes sociais, como marketing direto no Twitter, vídeo marketing no YouTube, e conteúdo visual no Instagram. Além disso, pode-se verificar que também estão iniciando a expansão para redes sociais menos populares, mas com grande potencial de crescimento e possibilidades de atuação, como Whatsapp e Snapchat, assim como investindo em aplicativos. Por fim, percebe-se que os clubes analisados ainda tem muito a ser desenvolvido no marketing digital, embora venham atuando de maneira consistente e de acordo com as finalidades das ferramentas com o grande objetivo de satisfazer as necessidades e desejos de seus principais clientes, os torcedores.This monography aims to analyze the digital marketing strategy of Santa Catarina’s soccer clubs First Division in the Brazilian Championship 2015 through the identification of digital marketing strategies created by the marketing managers of the studied soccer clubs and also through the comparison between these digital marketing strategies. Therefore, the literature is based on two main fields of study: digital marketing and sports marketing, as well as the relationship of these concepts through the application of digital marketing in sports. Posteriorly, some interviews were held with the main responsible person of the marketing department at the following soccer clubs: Avaí, Chapecoense, Figueirense and Joinville. They were used as a guide in order to identify and analyze the clubs’ strategies and marketing actions profile through the marketing managers’ perspectives, marketing campaigns and digital marketing strategies.Therefore, can be perceived that the marketing of the analyzed soccer clubs operates similarly and even though they don’t get significant financial resources for investing on big marketing actions, they are constantly using marketing actions and strategies aiming to enhance and continuously improve the relationship between the soccer clubs and its associates, as well as attracting new members-supporters, who are among the main regular income generators. It was found that the soccer clubs perceive the importance of being present and active in the digital environment and that Facebook has become one of the main tools of interaction and relationship between the soccer clubs and its fans,making the soccer clubs’ official websites an institutional and informative resource. Besides that, the soccer clubs are also present and active in other major social networks such as Twitter’s direct marketing, video marketing on YouTube, and visual content on Instagram. Moreover, it is realized that the soccer clubs are starting to expand into less popular social networks, but with high growth potential and possibilities for marketing actions, such as Whatsapp and Snapchat, as well as investing in apps. Ultimately, although the analyzed soccer clubs still have a lot to develop in digital marketing, they have been consistently acting according to the purposes of the digital marketing tools with the ultimate goal of satisfying the wants and needs of its main customers, the fans.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166806
Data: 2016-08-23


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