Gestão de egressos: Proposta de diretrizes para a Gestão de Egressos do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

Gestão de egressos: Proposta de diretrizes para a Gestão de Egressos do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina

Show full item record

Title: Gestão de egressos: Proposta de diretrizes para a Gestão de Egressos do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina
Author: Pereira, Jéssica Rocha de Souza
Abstract: O presente estudo tem como objetivo “propor diretrizes para a gestão de egressos do curso de Administração da UFSC”. Muitos benefícios podem ser adquiridos com uma implantação de uma política de acompanhamento de egressos eficiente e eficaz. Esta pesquisa é caracterizada como: aplicada, quanti-qualitativa descritiva, bibliográfica, documental e estudo de caso. Para caracterizar o perfil dos egressos no curso, utilizou-se como base as informações constantes nos relatórios gerados pelo Sistema Acadêmico de Graduação (CAGR); para descrever o atual Acompanhamento de Egresso do curso na visão de gestores do curso, foi feita uma entrevista com perguntas específicas sobre o atual acompanhamento de egressos realizado pela UFSC; para verificar como é realizada a gestão do Acompanhamento de Egressos nas principais universidades brasileiras e internacionais, foi aplicado um questionário semiestruturado com perguntas específicas do tema; análise de informações disponibilizadas pelos sites das instituições; e pesquisa secundária; e para propor quais as principais diretrizes para gestão de egressos do curso de Administração da UFSC, foi realizado uma análise de todos os dados coletados para montar uma proposta de acompanhamento de egressos. Os principais resultados encontrados na pesquisa, apontam que para atender o objetivo geral é preciso analisar o perfil encontrado nos dados levantados e identificar quem é o público envolvido através de uma pesquisa aprofundada, considerar a opinião dos gestores entrevistados do curso, analisar o que a literatura traz sobre o perfil de um administrador e a profissão, a estrutura curricular regulamentada e a aplicada no curso, e os dados e informações encontradas nas instituições pesquisas. As principais conclusões apontam que para iniciar a gestão de acompanhamento de egressos no curso é importante que uma equipe centrada na gestão de egressos seja formada, com funções bem definidas, um planejamento centralizado no egresso seja feito, uma cultura seja criada entre todos os integrantes deste meio, as atividades de integração sejam realizadas de acordo com as necessidades encontradas e a maneira em que será feito esse relacionamento também sejam definidos.This study aims to "propose guidelines for alumni management of the Business Administration program of UFSC." Many benefits can be gained from a deployment of a monitoring policy efficiently and effectively discharged. This research is characterized as applied quantitative and qualitative, descriptive, bibliographical, documentary and case study. To characterize the profile of alumni in the course, it was used as a basis the information contained in the reports generated by the Graduate Academic System (CAGR); to describe the current alumni monitoring of the program acoording to the managers point of view, an interview was conducted with specific questions about the current tracking of alumni conducted by UFSC; to see how the management of the alumni monitoring is held in the main brazilian and international universities, it was applied a semi-structured questionnaire with subject-specific questions; an analysis of information provided by the sites of the institutions; and secondary research; and to propose a guidelines for alumni's management of the Business Administration program of UFSC, it was conducted an analysis of all the data collected to put together a proposal. The main findings in the survey, pointed out that to meet the overall goal it is necessary to analyze the profile found in the data collected and identify who is the audience to engage through a thorough search, consider the opinions of interviewed managers of the program, analyze what the literature say about the profile of an manager and the profession, the regulated curriculum and applied in the program, and data and information found in the research of the institutions. The main findings show that to start the course alumni's tracking management it is important build a team focused on alumni's management, with a well-defined functions, a centralized planning in alumni's matters, a culture created among all members involved, the integration activities are performed according to the needs found and the way that this relationship will be also be set.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166759
Date: 2016-08-19


Files in this item

Files Size Format View
TC - Jéssica Rocha Pereira.pdf 1.305Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar