Perdas estimadas em créditos de liquidação duvidosa nas companhias de capital aberto brasileiras: uma análise da sua evidenciação e das características relacionadas.

DSpace Repository

A- A A+

Perdas estimadas em créditos de liquidação duvidosa nas companhias de capital aberto brasileiras: uma análise da sua evidenciação e das características relacionadas.

Show full item record

Title: Perdas estimadas em créditos de liquidação duvidosa nas companhias de capital aberto brasileiras: uma análise da sua evidenciação e das características relacionadas.
Author: Pacheco, Francine Guedes
Abstract: Este trabalho teve por objetivo verificar como as companhias de capital aberto brasileiras estão evidenciando as perdas estimadas em créditos de liquidação duvidosa (PECLD) e quais características estão relacionadas à sua evidenciação. Para atingir o objetivo da pesquisa, elaborou-se uma lista de itens com questões acerca da evidenciação das perdas estimadas em crédito de liquidação duvidosa com base no pronunciamento contábil CPC-38 e analisaram-se essas informações com as características da companhia. Em adição, também foram verificadas as orientações constantes nos princípios da contabilidade. A amostra desta pesquisa é composta por todas as companhias listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA) que possuem contas a receber no ano de 2014, exceto as instituições financeiras por possuírem características próprias e legislação específica. Do total da amostra foram excluídas 11 companhias por não ter sido encontrada as notas explicativas das mesmas, perfazendo uma amostra de 333 companhias analisadas. Este estudo classifica-se como qualitativo, visto que os dados foram analisados sem uso de instrumentos estatísticos. No que concerne à obtenção dos dados, esta pesquisa tem caráter documental, pois foram analisadas as informações contidas nas notas explicativas de todas as companhias componentes da amostra, a fim de responder os objetivos da pesquisa. Os resultados obtidos revelam que a maioria das companhias utiliza o critério de estimativas para o cálculo das PECLDs. Em relação às características analisadas os resultados demonstram que a característica de rentabilidade não tem relação na amostra com a evidenciação das perdas por parte das companhias, assim como a classificação setorial e o nível de governança. Entretanto, as características receita líquida e empresa de auditoria se mostraram relevantes na amostra em relação à evidenciação das PECLDs.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166690
Date: 2016-07-01


Files in this item

Files Size Format View Description
Francine Guedes Pacheco.pdf 1.219Mb PDF View/Open Trabalho de Conclusão de Curso

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar