Abstract:
|
A alfabetização financeira é o caminho pelo qual o indivíduo busca adquirir conhecimentos necessários para gerenciar coerentemente suas finanças e tomar decisões acertadas sobre elas. Deve ser cada vez mais explorada e disseminada, não podendo estar presente apenas em um grupo de pessoas. O perfil profissiográfico do ensino superior ligado à área financeira nos faz acreditar que estes futuros profissionais são detentores do conhecimento e comportamento financeiro adequado. Neste contexto, esta monografia buscou ser uma ferramenta avaliativa para analisar se há existência dessa influência dos cursos de Administração, Contabilidade e Economia nos futuros profissionais. Tendo como objetivo geral avaliar se o ensino superior ligado à área financeira influencia o comportamento financeiro dos alunos quanto às suas decisões de planejamento financeiro, investimento e consumo, utilizou-se, como metodologia para alcançar o objetivo desta pesquisa, um questionário on-line, por meio da ferramenta Google forms, enviado para todos os alunos ativos das fases iniciais e finais dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Obteve-se uma amostra de 292 alunos distribuídos entre os cursos. Os resultados obtidos nesta pesquisa evidenciaram que os cursos influenciam no comportamento dos alunos, sendo que o curso de economia apresentou os melhores resultados entre os cursos no decorrer da pesquisa. |