dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva Neto, Orlando Celso da |
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dc.contributor.author |
Nunes, Amanda |
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dc.date.accessioned |
2016-08-18T16:17:36Z |
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dc.date.available |
2016-08-18T16:17:36Z |
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dc.date.issued |
2016-07-25 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166572 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Uber apresentou-se como uma nova opção ao transporte privado individual nos dias de atuais,e com ela a polêmica sobre a “sharing economy” e a livre concorrência. Enquanto princípios constitucionais, a livre iniciativa e livre concorrência aparecem como bem a ser resguardado. Existe um conflito aparente entre os motoristas de táxi e os motoristas parceiros da Uber, entretanto basta um olhar afiado sobre a legislação envolvida para ter-se a certeza da independência dos institutos e a legalidade da Uber enquanto empresa de transporte de indivíduos particular. Com uma construção teórica no direito administrativo e no direito concorrencial, o presente trabalho busca, através da exclusão de conceitos, apontar um norte na acerca legalidade do aplicativo demonstrando através da Constituição e seus princípios, a Política Nacional de Mobilidade Urbana, Código Civil e demais legislações esparsas a possibilidade jurídica da prestação de serviço de transporte urbano individual particular. |
pt_BR |
dc.format.extent |
70 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Direito Administrativo |
pt_BR |
dc.subject |
Direito Concorrencial |
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dc.subject |
Livre concorrência |
pt_BR |
dc.subject |
Livre iniciativa |
pt_BR |
dc.subject |
Economia compartilhada |
pt_BR |
dc.title |
Um conceito através da exclusão - A legalidade da Uber |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |