dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Andrade, Vera Regina Pereira de |
|
dc.contributor.author |
Krieger, João Victor Antunes |
|
dc.date.accessioned |
2016-08-18T15:09:54Z |
|
dc.date.available |
2016-08-18T15:09:54Z |
|
dc.date.issued |
2016-06-11 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166542 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O trabalho pretende apresentar e discutir a prática de relacionamentos adotada pelo Centro Educacional Marista Lúcia Mayvorne. Isso implica em conhecer o modo como se lida e vivencia os relacionamentos interpessoais do cotidiano escolar. Através de um estudo empírico de método pesquisador-participante, constatou-se que a escola busca uma abordagem não punitiva para as relações entre educandos e funcionários. Situações de conflito não são entendidas somente como uma ação individual, mas levam em conta também a complexidade de circunstâncias externas. O diálogo se estabelece a partir desses pressupostos, observando os educandos como sujeitos autônomos, capazes de assumir responsabilidades e de participar da decisão a ser tomada. Além disso, é possível relacionar essa prática com algumas premissas da justiça comunitária, da pedagogia da autonomia, da comunicação não- violenta, da justiça restaurativa e de outros aportes teóricos críticos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work aims to introduce and discuss the practice of relationships adopted by the Centro Educacional Marista Lúcia Mayvorne. This means to understand how the interpersonal relationships of everyday school life are experienced and dealt with. Through an empirical study of participant researcher method, it was noted that the school seeks a non-punitive approach to the relations between students and staff. It understand the conflict situations not only as an individual action, but it also takes into account the complexity of external circumstances. The dialogue is set from these assumptions, understanding the students as autonomous individuals, able to take responsibility and to participate in the decision to be taken. Moreover, it is possible to relate this practice with some assumptions of community justice, pedagogy of autonomy, non-violent communication, restorative justice and other critical theoretical framework. |
pt_BR |
dc.format.extent |
166 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
escola |
pt_BR |
dc.subject |
relacionamentos interpessoais |
pt_BR |
dc.subject |
justiça restaurativa |
pt_BR |
dc.subject |
justiça comunitária |
pt_BR |
dc.title |
Um Olhar Interdisciplinar sobre a Convivência Escolar no Centro Educacional Marista Lúcia Mayvorne: protagonizando uma prática de educação não-violenta |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |