Disfarces da energia: uma proposta para o tratamento deste tema no quinto ano do ensino fundamental

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Disfarces da energia: uma proposta para o tratamento deste tema no quinto ano do ensino fundamental

Mostrar registro completo

Título: Disfarces da energia: uma proposta para o tratamento deste tema no quinto ano do ensino fundamental
Autor: Machado, Caroline
Resumo: RESUMO Na infância, as crianças mostram-se curiosas, muitas possuem interesse em descobrir como o mundo funciona e aprender sobre a vida, o universo, e como a natureza age. Por esse motivo, seria proveitoso um ensino de ciências que busca compreender a natureza, contribuindo para que o aluno se torne questionador, reflexivo e crítico. Nesse sentido, a Física pode contribuir consideravelmente, entretanto, percebe-se que é pouco abordada no Ensino Fundamental. Existem muitos fatores que podem justificar este fato, como a falta de relação com a disciplina de Ciências no currículo do ensino fundamental e a escolha do professor em não abordar este conteúdo em suas aulas. Para reduzir esta lacuna, existem diversas propostas que possibilitam a discussão da Física desde as séries iniciais, muitas delas são compostas por atividades de investigação e algumas serão discutidas neste trabalho. Com base nestes referenciais, será apresentada uma sequência didática, que possibilite ao aluno refletir sobre os fenômenos cotidianos e construir raciocínio crítico. Para isso, serão utilizadas atividades experimentais, com leitura e interpretação de textos, atividades com problemas matemáticos, com analogias e com problemas desafiadores. Dentre muitos assuntos possíveis, para nortear este trabalho, escolheu-se o tema energia. O motivo desta escolha se deu pelo fato de que, além de constar no currículo das séries iniciais, o conceito é um dos mais importantes da ciência, estando relacionado praticamente com todos os fenômenos físicos. A sequência didática é composta por sete encontros de três aulas, em que o foco principal é trabalhar a transformação e conservação da energia. A aplicação se deu em três turmas de quinto ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. As produções escritas dos alunos foram analisadas de forma qualitativa e observou-se que a maioria dos alunos identificou o conceito de energia com base nas suas características essenciais: a conservação e a transformação. Palavras-chave: Séries iniciais. Ensino de Física. Energia.ABSTRACT In childhood, many children show themselves curious, having interest in discovering how the world works and learning about life, the universe, and how nature acts. For this reason, a teaching of science that seeks to understand nature, thus contributing to the students inquisitive, reflective and critical senses, is deemed beneficial. In this sense, physics can contribute considerably, however, it is little discussed in elementary education. There are many factors that may justify this fact, such as the lack of relation with the discipline of science in the curriculum of basic education and the teacher’s choice in not addressing this content into their classes. To reduce this gap, there are several proposals that allow the discussion of physics in the early years of school, many of them are composed of research activities and some will be discussed in this paper. Based on these benchmarks, it will be presented a sequence of activities that enable students to reflect on the everyday phenomena and to build critical thinking. For this, using experiments, reading and interpretation of texts, activities with mathematical problems, with analogies and challenging problems. Among many possible subjects to guide this work, we chose the theme of energy. The reason for this choice was the fact that, beside it already being included in the curriculum of early grades, this concept is one of the most important of science, being related with almost all physical phenomena. The didactic sequence is composed of seven meetings of three classes, in which the main focus is to work the transformation and conservation of energy. The sequence was applied in three classes of fifth grade year of the Colégio de Aplicação. The written productions of students were analyzed qualitatively and it was observed that most students understood the concept of energy based on its essential characteristics: the conservation and transformation. Keywords: Early years. Physics Teaching. Energy.
Descrição: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166382
Data: 2016-08-11


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC FINAL.pdf 1.834Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar