O ensino de aritmética no programa do ensino primário do estado de Guanabara (1961)

DSpace Repository

A- A A+

O ensino de aritmética no programa do ensino primário do estado de Guanabara (1961)

Show simple item record

dc.contributor.author Medina, Denise
dc.date.accessioned 2016-08-10T20:31:04Z
dc.date.available 2016-08-10T20:31:04Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation FRANÇA, D.M.. O ensino de aritmética no programa do ensino primário do estado de Guanabara (1961). HISTEMAT, v. 2, p. 216-234, 2016 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166369
dc.description.abstract Com a fundação de Brasília em 1960 e a transferência da capital federal para lá, gerou uma nova estrutura federativa: o estado da Guanabara, inaugurando um período de transformações na estrutura organizacional das escolas primárias do novo estado. Além das responsabilidades delegadas aos estados pela LDB 4.024/19612 de organizar seus sistemas de ensino, a Guanabara tinha que estruturar toda sua organização administrativa. Nesse cenário, procuramos buscar analisar o Manual didático que deu origem ao Programa do ensino primário do estado da Guanabara norteando a implementação do ensino primário no novo estado. Quais os saberes matemáticos elementares dessa escola na década de 1960? O que pode ser lidos sobre esses saberes elementares Aritméticos no programa oficial utilizado pelos professores primários? Fizemos uso da abordagem da História cultural e nos apoiamos nos conceitos de representação, apropriação e estratégias, postas por Chartier (1991) e Certeau (1982). Concluímos que o ensino da aritmética nas series iniciais, acompanhou às recomendações dos campos da Psicologia e da Didática. O artigo ainda procura ressaltar a apropriação das ideias escolanovistas, defendendo uma abordagem prática, utilitária, graduada e agradável para a Aritmética. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher HISTEMAT pt_BR
dc.subject Manuais pedagógicos pt_BR
dc.subject Aritmética pt_BR
dc.subject Curso primário pt_BR
dc.title O ensino de aritmética no programa do ensino primário do estado de Guanabara (1961) pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
40-200-1-PB.pdf 1.048Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar