Abstract:
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O presente trabalho visa refletir a respeito da atuação do serviço social no campo educacional, especialmente a educação básica e pública, nos municípios da Grande Florianópolis. Parte-se da concepção da educação enquanto direito social que deve ser fortalecido e ampliado. Reafirma a educação pública enquanto espaço sócio-ocupacional para os assistentes sociais, com suas possibilidades e desafios. Problematiza a inserção profissional, em especial na educação pública e básica, nos municípios da Grande Florianópolis, a partir de pesquisa qualitativa de cunho exploratório realizada com as secretarias de educação, que indicou não haver ainda profissionais atuando na rede pública estadual e nos municípios da Grande Florianópolis. Aponta o caminho de luta para a conquista desse espaço, que vem sendo feito pelo conjunto da categoria profissional por meio do Projeto de Lei 3.688/2000 que dispõe sobre a inserção de assistentes sociais na rede básica e pública de ensino, em tramitação. Entre os autores que deram aporte teórico ao presente trabalho estão: Enguita (1989), Freitag (1980), Werneck (1984), Rossi (1980), Frigotto (1999), Sanfelice (2005), Reimer (1975) e Snyders (1981). |