Abstract:
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O objetivo deste trabalho é analisar, a partir das diretrizes curriculares dos cursos de serviço social, o que tem se debatido sobre o trabalho em instituições de ensino superior, no estado de Santa Catarina, que oferecem a graduação em serviço social, na modalidade presencial. Para concretizar nosso intento, trazemos inicialmente ao leitor uma breve reflexão sobre o processo de construção e implementação das diretrizes curriculares do curso de serviço social e seus respectivos desafios e contradições. Em seguida, apresentamos breves apontamentos relacionados à polêmica surgida desde o processo de construção das diretrizes e em voga até hoje, sobre o debate em torno do serviço social como trabalho, tento como principais expoentes os autores Marilda Iamamoto, Sérgio Lessa e Gilmaísa da Costa. Compondo o elemento central do presente trabalho monográfico, com base em planos de ensino e ementários de disciplinas que contemplam o debate sobre o trabalho ofertadas nas instituições de ensino que compuseram a amostra desse estudo, apresentamos uma análise sobre seus objetivos e os referenciais teóricos que dão direção às propostas que compõem o projeto de formação de cada curso. Por fim, destacamos a importância de se valorizar os debates da teoria social crítica na formação profissional em serviço social. |