Abstract:
|
O objetivo geral deste artigo é apresentar uma análise sobre as pesquisas empíricas realizadas sobre o tema Target Costing. Para tanto, realizou-se um levantamento dos artigos acadêmicos publicados nos principais congressos com classificação máxima (E1) pela CAPES, a saber: Congresso Brasileiro de Custos (CBC); Congresso da Associação Nacional dos programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT); Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ENANPAD). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que em última análise visa agrupar o conhecimento empírico produzido pelo tema em estudo, com vistas a verificar o que em comum estes estudos evidenciam e que pode ser utilizado para futuros trabalhos. O presente levantamento revela que o Target Costing se fundamenta no preço de venda estabelecido pelo mercado, introduzindo este preço na realidade financeira das empresas, com a equação que não trará consigo uma margem inadequada, ou ainda um preço que deixe a empresa não competitiva no seu mercado de atuação. Em última análise, o agrupamento do conhecimento empírico produzido pelo tema, pode tornar evidentes questões de uso prático do método, de modo que se facilite a visualização conjunta dos conhecimentos já produzidos. |