Abstract:
|
A contabilidade gerencial é uma ferramenta de apoio à gestão que contribui, significativamente, para o crescimento e sucesso das empresas. Com a importância atribuída a esta área da contabilidade, se observou a necessidade de verificar o que está sendo ensinado na disciplina de Contabilidade Gerencial nas universidades da América Latina para poder traçar o seu perfil nos países estudados. Assim, o objetivo deste estudo é analisar aspectos de ensino da disciplina de contabilidade gerencial nos países da América Latina. Para isto, foram pesquisadas as 100 melhores universidades da América Latina, das quais, foram selecionadas 41 universidades que possuem a disciplina inserida no currículo do curso de Ciências Contábeis. Destas, foram analisadas 17 instituições que disponibilizaram os dados necessários para análise. Como resultado, observou-se a importância atribuída nas noções básicas, no controle organizacional e no processo decisório nas ementas da disciplina. Além disto, a disciplina de Contabilidade Gerencial é ministrada, na maioria dos casos, no 5º e no 6º semestre do curso, com carga horária de 60 horas. Por fim, as obras mais indicadas na bibliografia básica das ementas foram: Garrison; Noreen; Brewer (2007), Iudícibus (2009), Martins (1998) e Padoveze (2010). Conclui-se que apesar das disparidades de ensino encontradas entre as universidades em estudo, o ensino da contabilidade gerencial na América Latina segue um padrão na maioria das instituições |