Abstract:
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A crescente necessidade por informações tempestivas e relevantes tem impulsionado as organizações a mensurar com maior fidedignidade o resultado de seus processos. O controle interno surgiu da necessidade de aumentar a capacidade analítica nas organizações. Este trabalho obteve como objetivo verificar se os controles internos utilizados atendem aos princípios de controle interno, sendo os dados coletados entre os meses de agosto à setembro de 2015. Utilizou-se metodologia descritiva e qualitativa, com o objetivo de analisar a interação entre as variáveis dos controles internos, utilizadas no canal atacadista. O instrumento utilizado para coleta de informações se deu por meio da técnica de interrogação. A pesquisa embasou-se por meio do estudo de 5 processos essenciais da organização, sendo eles: a) Controle de operação e local de armazenamento; b) Avaliação da necessidade de compra de mercadoria; c) Recebimento das mercadorias; d) Abastecimento dos produtos nas filiais; e) Disponibilização dos produtos para venda. Foi possível constatar que a empresa possui conhecimento da importância de executar os procedimentos conforme o controle previamente estipulado. O controle dos procedimentos foi remodelado nos itens b) Avaliação da necessidade de compra de mercadoria; c) Recebimento das mercadorias; e d) Abastecimento dos produtos nas filiais; para uma melhor utilização das informações geradas por meio destes processos. Com o aprimoramento dos controles utilizados na organização, é possível gerar maiores impactos nos processos com baixo custo em um curto período de tempo, trazendo agilidade e percepção de valor à entidade. |