Formação acadêmica: uma análise do curso de ciências contábeis presencial e a distância da Universidade Federal de Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

Formação acadêmica: uma análise do curso de ciências contábeis presencial e a distância da Universidade Federal de Santa Catarina

Show full item record

Title: Formação acadêmica: uma análise do curso de ciências contábeis presencial e a distância da Universidade Federal de Santa Catarina
Author: Formigoni, Aline Loren Pacheco
Abstract: O presente estudo tem como objetivo analisar a integralização curricular e a evasão dos acadêmicos do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina nas modalidades presencial e a distância. A metodologia adotada quanto aos objetivos é de uma pesquisa descritiva. O procedimento para a coleta de dados apresenta-se como uma pesquisa documental. Em relação à abordagem do problema, os dados obtidos foram tratados de forma quantitativa. Na realização da pesquisa foram utilizados como amostra os 312 alunos ingressantes no segundo semestre de 2009. Foram analisadas as situações dos mesmos no decorrer de 12 semestres, que compreendem o período de 2009/2 a 2015/1. A coleta dos dados foi realizada por meio de relatórios gerados pelas coordenadorias do curso. Os dados obtidos foram separados e analisados por modalidade de ensino (presencial e a distância) e posteriormente comparados. Como embasamento teórico utilizou-se a educação no Brasil, conceitos de educação presencial e a distância e a evasão no ensino superior. Através da pesquisa pode-se evidenciar que o ensino a distância apresenta maior percentual de evasão, enquanto o presencial se destaca na integralização curricular.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163084
Date: 2015-11-23


Files in this item

Files Size Format View Description
Aline Loren Pacheco Formigoni.pdf 483.2Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar