Title:
|
Formação acadêmica: uma análise do curso de ciências contábeis presencial e a distância da Universidade Federal de Santa Catarina |
Author:
|
Formigoni, Aline Loren Pacheco
|
Abstract:
|
O presente estudo tem como objetivo analisar a integralização curricular e a evasão dos acadêmicos do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina nas modalidades presencial e a distância. A metodologia adotada quanto aos objetivos é de uma pesquisa descritiva. O procedimento para a coleta de dados apresenta-se como uma pesquisa documental. Em relação à abordagem do problema, os dados obtidos foram tratados de forma quantitativa. Na realização da pesquisa foram utilizados como amostra os 312 alunos ingressantes no segundo semestre de 2009. Foram analisadas as situações dos mesmos no decorrer de 12 semestres, que compreendem o período de 2009/2 a 2015/1. A coleta dos dados foi realizada por meio de relatórios gerados pelas coordenadorias do curso. Os dados obtidos foram separados e analisados por modalidade de ensino (presencial e a distância) e posteriormente comparados. Como embasamento teórico utilizou-se a educação no Brasil, conceitos de educação presencial e a distância e a evasão no ensino superior. Através da pesquisa pode-se evidenciar que o ensino a distância apresenta maior percentual de evasão, enquanto o presencial se destaca na integralização curricular. |
Description:
|
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163084
|
Date:
|
2015-11-23 |