dc.contributor.advisor |
Oliveira, Maria Cristina Araújo de |
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dc.contributor.author |
Júnior, Josélio Lopes Valentim |
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dc.date.accessioned |
2016-05-19T20:08:19Z |
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dc.date.available |
2016-05-19T20:08:19Z |
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dc.date.issued |
2013 |
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dc.identifier.citation |
JÚNIOR, Josélio Lopes Valentim. A geometria analítica como conteúdo do ensino secundário: análise de livros didáticos utilizados entre a reforma Capanema e o MMM. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013. |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/162247 |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho teve como objetivo produzir um estudo histórico sobre a trajetória da geometria analítica como conteúdo da matemática escolar no ensino secundário, no período compreendido entre 1940 e 1970. Nessa pesquisa, o recorte temporal ficou restrito ao período no qual estiveram em vigência a Reforma Gustavo Capanema, a Portaria Ministerial de 1951 e um movimento de dimensão internacional denominado Movimento da Matemática Moderna (MMM). A pesquisa, inserida no campo da história da educação matemática, tomou os livros didáticos dessa disciplina para o colégio como fonte de pesquisa. Visando analisar historicamente as mudanças ocorridas nos livros didáticos relativamente ao conteúdo de geometria analítica, o presente trabalho histórico se apoiou nos pressupostos teóricos de historiadores e historiadores da educação que discutem a história cultural, a cultura escolar, as disciplinas escolares e os livros didáticos como objetos históricos, as noções de apropriação, de estratégias e de táticas. A análise dos livros revelou obras semelhantes e convergentes com os programas tanto nas décadas de 1940 quanto 1950. Especificamente em relação à geometria analítica na década de 1940, essa se constituiu num dos blocos que compunham a matemática do colégio, ainda como herança da matemática fragmentada em ramos das décadas anteriores. Na década de 1950, a geometria analítica deixou de aparecer explicitamente e ficou diluída entre o estudo de limites e derivadas, e restrita ao estudo da reta e da circunferência. A geometria analítica ganhou força novamente com o advento do MMM. Porém, não se verificou a padronização observada nas décadas anteriores, ao que tudo indica pela ausência de uma orientação oficial. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject |
História da educação matemática |
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dc.subject |
Geometria analítica |
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dc.subject |
Livros didáticos de matemática |
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dc.subject |
História das disciplinas escolares |
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dc.subject |
Reformas educacionais |
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dc.title |
A geometria analítica como conteúdo do ensino secundário: análise de livros didáticos utilizados entre a reforma Capanema e o MMM. |
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dc.type |
Master Thesis |
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