Sistemas de avaliações em larga escala na perspectiva histórico-cultural: o caso do sistema mineiro de avaliação da educação pública – SIMAVE

DSpace Repository

A- A A+

Sistemas de avaliações em larga escala na perspectiva histórico-cultural: o caso do sistema mineiro de avaliação da educação pública – SIMAVE

Show simple item record

dc.contributor.advisor Oliveira, Maria Cristina Araújo de
dc.contributor.author Soares, Carlos Renato
dc.date.accessioned 2016-05-16T00:50:46Z
dc.date.available 2016-05-16T00:50:46Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation SOARES, Carlos Renato. Sistemas de avaliações em larga escala na perspectiva histórico-cultural: o caso do sistema mineiro de avaliação da educação pública – SIMAVE. 2011. 204 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2011. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161842
dc.description.abstract O presente trabalho está inserido no campo de pesquisa da história da educação matemática e refere-se às avaliações externas, em particular, à avaliação realizada no Estado de Minas Gerais pelo SIMAVE, Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, mais especificamente o Programa de Avaliação da Educação Básica, o Proeb, aplicado em turmas da terceira série do Ensino Médio, na cidade de Lavras. Nosso objetivo é investigar as transformações que vêm ocorrendo na disciplina Matemática, da terceira sé rie do Ensino Médio, a partir da constituição do SIMAVE/Proeb no ano de 2000. Tratamos a questão numa perspectiva da história cultural, utilizando conceitos da história das disciplinas escolares. Analisamos documentos oficiais, oriundos da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – Caed e depoimentos colhidos em conversas informais e entrevistas de professores. As conclusões apontam para uma interferência no currículo da disciplina, no momento em que os resultados da avaliação do SIMAVE são parâmetros para o recebimento de uma premiação instituída pelo governo de Minas para que as escolas alcançassem metas que variam ano após ano. Que os professores acabam sendo pressionados pelos colegas da escola em função deste prêmio ser balizado a partir dos resultados das avaliações dos conteúdos Matemática e Língua Portuguesa, que são as provas aplicada pelo SIMAVE/Proeb. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject História da educação matemática pt_BR
dc.subject História da avaliação pt_BR
dc.subject Avaliação externa pt_BR
dc.subject História do SIMAVE/Proeb pt_BR
dc.subject SIMAVE/Proeb pt_BR
dc.title Sistemas de avaliações em larga escala na perspectiva histórico-cultural: o caso do sistema mineiro de avaliação da educação pública – SIMAVE pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Dissertacao-Carlos-Renato.pdf 1.140Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar