dc.contributor.advisor |
Oliveira, Maria Cristina Araújo de |
|
dc.contributor.author |
Soares, Susana Ribeiro |
|
dc.date.accessioned |
2016-05-15T18:39:34Z |
|
dc.date.available |
2016-05-15T18:39:34Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.citation |
SOARES, Susana Ribeiro. Um estudo histórico do ensino de geometria analítica no curso de matemática da UFJF nas décadas de 1960 e 1970. 2013. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161838 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta um estudo histórico da disciplina geometria analítica como componente curricular do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora, nas décadas de 1960 e 1970. O estudo histórico s obre a disciplina baseou - se na análise de apostilas adotadas e indicadas como referência bibliográfica por várias décadas, em entrevistas com professores e ex - alunos do autor deste material e em levantamento bibliográfico de obras de geometria analítica. E ntre as questões que procuramos responder neste trabalho destacamos: Como se estruturou a disciplina geometria analítica na UFJF? No percurso da pesquisa verificou - se que as apostilas produzidas pelo ex - professor da UFJF, Hélio Siqueira Silveira, tiveram u m papel importante na estabilização da disciplina de geometria analítica. Tal conclusão foi evidenciada graças a indícios de uso do referido material tanto por estar presente em indicações bibliográficas de outros professores de geometria analítica, quant o pela retirada do material da biblioteca até os dias atuais. Além disso, constatou - se a escassez de obras de geometria analítica em português neste período. Com o intuito de compreender esta disciplina em outro contexto, externo ao da UFJF, efetuamos leva ntamento de acervo bibliográfico do Instituto de Matemática e Estatística da USP, bem como realizamos entrevistas com professoras e ex - alunas de geometria analítica nesta instituição. A similaridade desses contextos se deu em torno da estabilização da disc iplina a partir de um texto de referência. Entre as várias observações decorrentes das investigações, pudemos notar que as apostilas trazem conteúdos que vão se estabilizar no ensino superior, como o estudo de vetores, especialmente a partir da representação em coordenadas e outros que não se estabilizam, como é o caso da geometria vetorial no plano. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
História da educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Geometria analítica |
pt_BR |
dc.subject |
História de disciplinas acadêmicas |
pt_BR |
dc.subject |
História do ensino de geometria analítica |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores de matemática |
pt_BR |
dc.title |
Um estudo histórico do ensino de geometria analítica no curso de matemática da UFJF nas décadas de 1960 e 1970 |
pt_BR |
dc.type |
Master Thesis |
pt_BR |