A concepção de concreto na aritmética da escola primária do Paraná : (1901-1932)

DSpace Repository

A- A A+

A concepção de concreto na aritmética da escola primária do Paraná : (1901-1932)

Show simple item record

dc.contributor.advisor Pinto, Neuza Bertoni
dc.contributor.author Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos
dc.contributor.author Indefinido
dc.date.accessioned 2016-05-12T20:33:57Z
dc.date.available 2016-05-12T20:33:57Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation FELISBERTO, Lidiane Gomes dos Santos; PINTO, Neuza Bertoni. A concepção de concreto na aritmética da escola primária do Paraná : (1901-1932). 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161731
dc.description Dissertação de Mestrado orientada pela Prof.ª Dr.ª Neuza Bertoni Pinto, possui 107 folhas. pt_BR
dc.description.abstract Na história da escola primária do estado do Paraná, o ensino da Aritmética ocupou um lugar importante na cultura escolar, trata-se de um espaço curricular permeado de representações dos seus principais sujeitos, professores e alunos. Considerando que o método intuitivo foi um momento muito rico na História da Educação e que a partir dele o concreto passou a ser empregado nas práticas de ensino, este estudo tem por objetivo compreender a concepção de concreto nas práticas de ensino de Aritmética na escola primária paranaense, no período de 1901 a 1932. A investigação, orientada na perspectiva da história cultural e da história das disciplinas escolares, fundamentou-se em autores como Certeau (1982); Chartier (1990); Chervel (1990); Julia (2001); trazendo como conceitos estruturantes os de Cultura, Cultura Escolar, Representação e Apropriação. Quanto às fontes utilizadas, foram analisados os Pareceres de Rui Barbosa, referentes ao Ensino Primário, apresentados à Câmara dos Deputados em 1883; o manual pedagógico, ?Lições de Coisas?, de Alisson Calkins, traduzido e publicado em língua portuguesa em 1886, por Rui Barbosa; documentos oficiais do Estado do Paraná; Relatórios de Governo; Programas de Ensino, relativos à escola primária paranaense do período delimitado; além de impressos pedagógicos: as revistas ?A Escola? (1906, 1907,1908,1909) e ?O Ensino? (1924) e, os livros didáticos de Antônio Trajano, ?Arithmetica Elementar? e ?Arithmetica Progressiva?, adotados pelos professores no ensino primário do Paraná. As análises documentais indicaram que a concepção de concreto estava, sobretudo, associada ao método intuitivo. Mostrou que a concepção de concreto, no período estudado, se referia tanto à manipulação de coisas quanto aos objetos ausentes (números concretos), presente principalmente no 1º ano da Escola Primária. O estudo indicou também que o objetivo do concreto no ensino de Aritmética era provocar as experiências dos alunos acerca das relações numéricas das coisas, devendo em algum momento ser superado. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná pt_BR
dc.subject História da Educação Matemática pt_BR
dc.subject Concepção de Concreto pt_BR
dc.subject Ensino Intuitivo pt_BR
dc.subject Escola Primária Paranaense pt_BR
dc.title A concepção de concreto na aritmética da escola primária do Paraná : (1901-1932) pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Felisberto, L G S.pdf 2.148Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar