dc.contributor.advisor |
Sant'Ana, Claudinei de Camargo |
|
dc.contributor.author |
Carneiro, Gabriele SIlva |
|
dc.date.accessioned |
2016-05-11T19:30:55Z |
|
dc.date.available |
2016-05-11T19:30:55Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.citation |
CARNEIRO, Gabriele Silva. Atividades investigativas com o Geogebra: contribuições de uma proposta para o ensino de matemática. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié/BA, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161645 |
|
dc.description |
Carneiro, Gabriele Silva. C288 Atividades investigativas com o Geogebra: contribuições de uma proposta para o ensino de matemática/Gabriele Silva Carneiro.- Jequié, 2013. 149 f: il.; 30cm. (Anexos) Dissertação (Mestrado) Programa de pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2013. Orientador: Prof. Dr. Claudinei de Camargo Sant’Ana. 1. Matemática – Planejamento e desenvolvimento de prática investigativas trabalhadas nas aulas 2. Matemática – Atividades desenvolvidas por docentes durante o processo de ensino/aprendizagem 3. Ensino de matemática – Atividades investigativas com o Geogebra 4. Ensino de matemática – Formação de professores I. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia II. Título. CDD – 372.7 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa teve por objetivo analisar como um grupo de professores planeja e desenvolve práticas investigativas para serem trabalhadas nas aulas de Matemática, utilizando como recurso um software de Geometria Dinâmica. Pretendeu-se, também, investigar o papel das atividades desenvolvidas pelos docentes durante o processo de ensino e aprendizagem. Os sujeitos dessa investigação foram docentes da rede pública de ensino de sete municípios no interior do Estado da Bahia, que participaram de um curso de extensão, cuja proposta era a elaboração de estratégias pedagógicas para o ensino de Matemática. Optou-se, como meta principal, responder a seguinte questão norteadora: “Quais contribuições uma proposta de ensino investigativo, auxiliada pelo ambiente informatizado, pode oferecer para a compreensão dos conteúdos nas aulas de Matemática?” Para alcançar os objetivos do estudo, tomou-se por base os aportes teóricos sobre ensino investigativo. A análise qualitativa foi desenvolvida baseada no recorte do material produzido pelos docentes, sendo que os dados da investigação foram coletados por meio de observação em campo, questionários e gravações de áudio. A avaliação das atividades ajudou-nos a entender como a prática investigativa, associada a uma ferramenta tecnológica, contribui para um aprendizado, proporcionando um ensino com maior interação e exploração dos conteúdos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Aulas investigativas |
pt_BR |
dc.subject |
Geogebra |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.title |
Atividades investigativas com o Geogebra: contribuições de uma proposta para o ensino de matemática |
pt_BR |
dc.type |
Master Thesis |
pt_BR |