Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online

DSpace Repository

A- A A+

Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online

Show simple item record

dc.contributor.advisor Santana, Claudinei de Camargo
dc.contributor.author Sousa, Adriana Santos
dc.date.accessioned 2016-05-11T19:15:16Z
dc.date.available 2016-05-11T19:15:16Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation SOUSA, Adriana Santos. Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié/BA, 2014 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161643
dc.description S716 Sousa, Adriana Santos Sousa. Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação continuada online. - Jequié, 2014. 126p.: il.; 30cm Dissertação (mestrado) – apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, sob Orientação do Prof. Dr. Claudinei de Camargo Sant’ Ana. 1.Formação continuada de professores 2.Educação matemática 3. Educação online 4.Recursos didática digitais I.Título CDD – 370.71 pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa teve por objetivo analisar as possibilidades e limitações encontradas por professores de Matemática em um curso de formação continuada online na criação de materiais digitais autorais, usando os softwares GeoGebra, HagáQuê e Kino. Os professores participaram do curso de extensão universitária “Formação de Professores de Matemática na Produção de Recursos Didáticos Digitais”, no formato a distância online, promovido pelo Grupo de Estudo em Educação Matemática (GEEM), por meio do projeto Atividades Colaborativas e Cooperativas da Educação (ACCE). O curso contou com participantes de seis estados do país: Bahia (28), São Paulo (1), Rio Grande do Sul (3), Pará (2), Sergipe (1), Minas Gerais (1). A análise dos dados fundamentou-se na abordagem qualitativa e no constructo teórico sereshumanos-com-mídias, buscando responder ao questionamento: Quais as contribuições do curso online “Formação de Professores de Matemática na Produção de Recursos Didáticos Digitais” na formação continuada de professores de Matemática da educação básica? Os dados analisados foram produzidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle UESB, com as contribuições, intervenções nos fóruns de discussão, diários de bordo e chats, além de questionários aplicados fora do ambiente. Os resultados indicam que os professores perceberam a formação continuada a distância, em particular a Educação online, como possibilidade de aperfeiçoamento profissional; que o diálogo com as tecnologias digitais condicionou tanto a formação do professor quanto a prática de sala de aula, quando, interagindo com os softwares e as ferramentas disponíveis, puderam criar seus próprios recursos didáticos digitais. Nas produções, conseguiram relacionar os conteúdos matemáticos a linguagens, como animações, quadrinhos e vídeos, estabelecendo um princípio de formação que atende às demandas atuais da sociedade, visando ao ensino e à aprendizagem de forma coletiva ou colaborativa em sala de aula pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Formação de professores de matemática pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.title Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação online pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
dissertacao.pdf 1.637Mb PDF View/Open DISSERTAÇÃO_SOUSA

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar