Quem quer ser professor de matemática?

DSpace Repository

A- A A+

Quem quer ser professor de matemática?

Show simple item record

dc.contributor.author Moreira, Plinio Cavalcanti
dc.contributor.author Ferreira, Emília Barra
dc.contributor.author Jordane, Alex Jordane
dc.contributor.author Nóbriga, Jorge Cássio Costa
dc.contributor.author Fischer, Maria Cecília Bueno
dc.contributor.author Silveira, Everaldo
dc.contributor.author Borba, Marcelo de Carvalho
dc.date.accessioned 2016-05-10T00:59:55Z
dc.date.available 2016-05-10T00:59:55Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation MOREIRA, Plinio Cavalcanti ; FERREIRA, Emília Barra ; NÓBRIGA, Jorge Cássio Costa ; FISCHER, M. Cecilia B. ; SILVEIRA, Everaldo ; BORBA, M. C. . Quem quer ser professor de matemática?. Zetetike (UNICAMP), v. 20, p. 11-36, 2012. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161507
dc.description Disponível em:http://ojs.fe.unicamp.br/ged/zetetike/article/view/2850/3729 pt_BR
dc.description.abstract Este artigo relata um estudo sobre o perfil dos ingressantes nos cursos de licenciatura em matemática no Brasil. Os sujeitos da pesquisa foram 664 alunos que entraram na licenciatura em matemática em 19 instituições de ensino superior de 10 estados brasileiros nos anos de 2008, 2009 e 2010. Os dados foram obtidos através de um questionário com 27 perguntas sobre as condições socioeconômicas, a formação escolar e o processo de escolha da licenciatura em matemática como formação universitária. Os resultados indicam que, em sua grande maioria, o ingressante é jovem, solteiro, estudou na escola pública, escolheu a licenciatura atraído mais pela matemática do que pela docência, possui pelo menos um computador em casa, tem renda familiar abaixo de 5 salários mínimos, não contribui para o sustento da família e está ascendendo a um nível de escolaridade superior ao dos pais, entre outras características. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista Zetetike (UNICAMP) pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Licenciatura em matemática pt_BR
dc.subject Professor de matemática pt_BR
dc.subject Perfil do licenciando em matemática pt_BR
dc.title Quem quer ser professor de matemática? pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Quem quer ser professor de matemática.pdf 174.3Kb PDF View/Open Artigo Revista Zetetike

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar