Estímulos dados às Experiências Pedagógicas e à Produção de Livros Didáticos no Período da Matemática Moderna: contexto Brasil-Portugal

DSpace Repository

A- A A+

Estímulos dados às Experiências Pedagógicas e à Produção de Livros Didáticos no Período da Matemática Moderna: contexto Brasil-Portugal

Show simple item record

dc.contributor.author Wielewski, Gladys Denise
dc.contributor.author Matos, José Manuel
dc.contributor.author Wielewski, Sergio Antonio
dc.date.accessioned 2016-05-09T17:20:46Z
dc.date.available 2016-05-09T17:20:46Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation WIELEWSKI, G. D.; MATOS, J. M. ; WIELEWSKI, Sergio A. . Estímulos dados às Experiências Pedagógicas e à Produção de Livros Didáticos no Período da Matemática Moderna: contexto Brasil-Portugal. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 23, p. 323-342, 2010. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161476
dc.description Disponível em: http://www2.rc.unesp.br/bolema/?q=node/196 pt_BR
dc.description.abstract No século XX, a matemática escolar tornou-se foco de atenção em congressos nacionais e internacionais, evidenciando uma necessidade de se repensar seu ensino. A discussão ampliou-se e resultou, no final da década de 1950, na elaboração de uma proposta de internacionalização do ensino de Matemática, contando com o envolvimento de órgãos como UNESCO e OECE. A OECE propiciou a elaboração de recomendações para a implantação da Matemática Moderna (MM). Essas recomendações foram divulgadas e ressignificadas em diversos países. Pretendemos, a partir de algumas das recomendações da OECE, identificar como estas foram operacionalizadas, tendo como referência Brasil e Portugal. Pergunta-se: o que representou a realização de experiências com a MM e a publicação de livros didáticos nestes países? Para tanto, utilizamos produção bibliográfica sobre MM, documentos oficiais encontrados em Arquivos Históricos de Portugal e entrevista com um participante da modernização da Matemática em Portugal. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Bolema - Boletim de Educação Matemática pt_BR
dc.subject Matemática moderna pt_BR
dc.subject Experiência pedagógica pt_BR
dc.subject Estudo histórico comparativo pt_BR
dc.title Estímulos dados às Experiências Pedagógicas e à Produção de Livros Didáticos no Período da Matemática Moderna: contexto Brasil-Portugal pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
3753-18111-1-PB.pdf 160.2Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar