dc.contributor.author |
Wielewski, Gladys Denise |
|
dc.contributor.author |
Matos, José Manuel |
|
dc.contributor.author |
Wielewski, Sergio Antonio |
|
dc.date.accessioned |
2016-05-09T17:20:46Z |
|
dc.date.available |
2016-05-09T17:20:46Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.citation |
WIELEWSKI, G. D.; MATOS, J. M. ; WIELEWSKI, Sergio A. . Estímulos dados às Experiências Pedagógicas e à Produção de Livros Didáticos no Período da Matemática Moderna: contexto Brasil-Portugal. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 23, p. 323-342, 2010. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161476 |
|
dc.description |
Disponível em: http://www2.rc.unesp.br/bolema/?q=node/196 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No século XX, a matemática escolar tornou-se foco de atenção em congressos nacionais e internacionais, evidenciando uma necessidade de se repensar seu ensino. A discussão ampliou-se e resultou, no final da década de 1950, na elaboração de uma proposta de internacionalização do ensino de Matemática, contando com o envolvimento de órgãos como UNESCO e OECE. A OECE propiciou a elaboração de recomendações para a implantação da Matemática Moderna (MM). Essas recomendações foram divulgadas e ressignificadas em diversos países. Pretendemos, a partir de algumas das recomendações da OECE, identificar como estas foram operacionalizadas, tendo como referência Brasil e Portugal. Pergunta-se: o que representou a realização de experiências com a MM e a publicação de livros didáticos nestes países? Para tanto, utilizamos produção bibliográfica sobre MM, documentos oficiais encontrados em Arquivos Históricos de Portugal e entrevista com um participante da modernização da Matemática em Portugal. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Bolema - Boletim de Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática moderna |
pt_BR |
dc.subject |
Experiência pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo histórico comparativo |
pt_BR |
dc.title |
Estímulos dados às Experiências Pedagógicas e à Produção de Livros Didáticos no Período da Matemática Moderna: contexto Brasil-Portugal |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |