dc.contributor.author |
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Maria Cristina Araújo de |
|
dc.contributor.author |
Pinto, Neuza Bertoni |
|
dc.date.accessioned |
2016-05-03T21:14:55Z |
|
dc.date.available |
2016-05-03T21:14:55Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.citation |
DUARTE, A. R. S.; PINTO, N.B. ; OLIVEIRA, M. C. . A relacao conhecimento versus conhecimento pegadogico na formacao do professor de matematica: um estudo historico. Zetetike (UNICAMP), v. 18, p. 103-136, 2010. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161317 |
|
dc.description |
Disponível em: http://ojs.fe.unicamp.br/ged/zetetike/article/view/2801 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Uma das questões ainda atuais sobre a formação de professores Matemática diz respeito à falta de articulação entre conhecimentos matemáticos e conhecimentos pedagógicos. Debates sobre representações envolvidas nas práticas docentes perpassam a história do ensino de Matemática brasileiro, permitindo observar a polêmica relação existente entre saberes específicos e saberes pedagógicos na formação dos professores de Matemática. Nesse sentido, pretende-se, neste artigo, traçar um panorama histórico dessa relação. Analisamos, no cenário brasileiro de formação de professores de Matemática, modos de divulgação e circulação de representações dominantes em diferentes épocas, a partir de experiências pessoais de professores de Matemática, dentre os quais destacamos Benedito Castrucci, Ubiratan D’Ambrosio e Osvaldo Sangiorgi. Fazemos uso de fontes documentais como depoimentos, artigos de jornal, anotações de aulas e livros didáticos de autoria desses personagens. As análises valem-se de aportes teóricos da História Cultural, em especial, a operação historiográfica, segundo Michel De Certeau e o conceito de apropriação de acordo com Roger Chartier. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Zetetiké |
|
dc.subject |
História da educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento matemático x conhecimento pedagógico |
pt_BR |
dc.title |
A relação conhecimento versus conhecimento pegadógico na formação do professor de matemática: um estudo histórico |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |