A relação conhecimento versus conhecimento pegadógico na formação do professor de matemática: um estudo histórico

DSpace Repository

A- A A+

A relação conhecimento versus conhecimento pegadógico na formação do professor de matemática: um estudo histórico

Show simple item record

dc.contributor.author Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
dc.contributor.author Oliveira, Maria Cristina Araújo de
dc.contributor.author Pinto, Neuza Bertoni
dc.date.accessioned 2016-05-03T21:14:55Z
dc.date.available 2016-05-03T21:14:55Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation DUARTE, A. R. S.; PINTO, N.B. ; OLIVEIRA, M. C. . A relacao conhecimento versus conhecimento pegadogico na formacao do professor de matematica: um estudo historico. Zetetike (UNICAMP), v. 18, p. 103-136, 2010. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161317
dc.description Disponível em: http://ojs.fe.unicamp.br/ged/zetetike/article/view/2801 pt_BR
dc.description.abstract Uma das questões ainda atuais sobre a formação de professores Matemática diz respeito à falta de articulação entre conhecimentos matemáticos e conhecimentos pedagógicos. Debates sobre representações envolvidas nas práticas docentes perpassam a história do ensino de Matemática brasileiro, permitindo observar a polêmica relação existente entre saberes específicos e saberes pedagógicos na formação dos professores de Matemática. Nesse sentido, pretende-se, neste artigo, traçar um panorama histórico dessa relação. Analisamos, no cenário brasileiro de formação de professores de Matemática, modos de divulgação e circulação de representações dominantes em diferentes épocas, a partir de experiências pessoais de professores de Matemática, dentre os quais destacamos Benedito Castrucci, Ubiratan D’Ambrosio e Osvaldo Sangiorgi. Fazemos uso de fontes documentais como depoimentos, artigos de jornal, anotações de aulas e livros didáticos de autoria desses personagens. As análises valem-se de aportes teóricos da História Cultural, em especial, a operação historiográfica, segundo Michel De Certeau e o conceito de apropriação de acordo com Roger Chartier. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista Zetetiké
dc.subject História da educação matemática pt_BR
dc.subject Formação de professores de matemática pt_BR
dc.subject Conhecimento matemático x conhecimento pedagógico pt_BR
dc.title A relação conhecimento versus conhecimento pegadógico na formação do professor de matemática: um estudo histórico pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
2801-10556-1-PB.pdf 127.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar