dc.contributor.author |
Búrigo, Elisabete Zardo |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-27T01:19:26Z |
|
dc.date.available |
2016-04-27T01:19:26Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.identifier.citation |
BÚRIGO, E. Z.. O Movimento da Matemática Moderna no Brasil: encontro de certezas e ambiguidades. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), Curitiba, v. 6, n.18, p. 35-47, 2006. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161033 |
|
dc.description |
Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=575&dd99=view&dd98=pb |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O texto analisa o discurso veiculado por protagonistas do movimento da matemática moderna em São Paulo, nos anos 60, considerando esse discurso como expressão de crenças, valores e objetivos e como instrumento para busca de adesão e apoio ao movimento. São examinadas as identificações que permitiram o convívio de diferentes práticas e visões sobre o ensino e a aprendizagem e diferenças que ficaram encobertas pelas ambigüidades do discurso veiculado. O texto argumenta que essa combinação de identificações e diferenças é relevante para a compreensão do alcance do movimento, em termos de divulgação de idéias e mobilização de professores. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Diálogo Educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática moderna |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
História da educação matemática |
pt_BR |
dc.title |
O movimento da matemática moderna no Brasil: encontro de certezas e ambiguidades |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |