dc.contributor.author |
Valente, Wagner Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-26T13:26:14Z |
|
dc.date.available |
2016-04-26T13:26:14Z |
|
dc.date.issued |
1999 |
|
dc.identifier.citation |
VALENTE, Wagner Rodrigues . Há 150 anos uma querela sobre a geometria elementar no Brasil: algumas cenas dos bastidores da produção do saber escolar. Bolema, Rio Claro, SP, v. 13, n.13, p. 44-61, 1999 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160947 |
|
dc.description |
Disponível em:http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10641/7028 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A partir do estudo de uma discussão sobre o ensino de geometria em 1845, o texto analisa o surgimento de um novo saber escolar em Matemática. A querela sobre o ensino da geometria ocorrerá no momento da escolha dos compêndios didáticos. São personagens principais: Francisco Vilela Barbosa - Marquês de Paranaguá e Cristiano Benedito Ottoni. A análise da discussão em torno do ensino de geometria e dos compêndios didáticos tem por objetivo permitir um melhor entendimento dos processos que envolvem produção, transformação e difusão do saber escolar. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Boletim de educação matemática |
pt_BR |
dc.title |
Há 150 anos uma querela sobre a geometria elementar no Brasil: algumas cenas dos bastidores da produção do saber escolar |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |