Notícias do Rio de Janeiro: aritmética, geometria e desenho no ensino primário (1890- 1970).

DSpace Repository

A- A A+

Notícias do Rio de Janeiro: aritmética, geometria e desenho no ensino primário (1890- 1970).

Show simple item record

dc.contributor.author França, Denise Medina de Almeida
dc.contributor.author Villela, Lucia Maria Aversa
dc.date.accessioned 2016-04-22T12:50:49Z
dc.date.available 2016-04-22T12:50:49Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation FRANÇA, D.M.; VILLELA, L. M. A. . Notícias do rio de janeiro: aritmética, geometria e desenho no ensino primário (1890- 1970). Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 8, p. 155-177, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160920
dc.description Disponível em:http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/279/2827 pt_BR
dc.description.abstract “Notícias do Rio de Janeiro” era um título usado em sessões de vários periódicos que circulavam pelo Brasil e até mesmo no exterior. De forma geral, estas colunas divulgavam o que estava acontecendo na cidade do Rio de Janeiro, que correspondia ao Município Neutro (de 1834 a 1891), ao Distrito Federal (de 1891 a 1960) e ao Estado da Guanabara (de 1960 a 1974). Nossos comentários, que serão tratados numa perspectiva cronológica, têm por objetivo apresentar resultados sobre os primeiros estudos acerca das ideias que foram veiculadas em legislações e programas elaborados entre 1890 a 1970, e prioritariamente voltavam-se à educação primária na cidade do Rio de Janeiro e diziam respeito aos ensinos de aritmética, desenho e geometria. Este estudo agrega-se aos esforços que vêm sendo desenvolvidos por vários estados brasileiros no desenvolvimento da pesquisa “A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: a Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970”, coordenada pelo Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT), e que conta com a aprovação do CNPq. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática pt_BR
dc.subject Estudo histórico-comparativo pt_BR
dc.subject Saberes matemáticos elementares pt_BR
dc.subject Ensino primário pt_BR
dc.title Notícias do Rio de Janeiro: aritmética, geometria e desenho no ensino primário (1890- 1970). pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
279-11517-1-PB.pdf 521.6Kb PDF View/Open Artigo do Jornal Internacional em Estudos em Educação Matemática

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar