dc.contributor.author |
Borges, Rosimeire Aparecida Soares |
|
dc.contributor.author |
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva |
|
dc.contributor.author |
Campos, Tânia Maria Mendonça |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-22T12:44:13Z |
|
dc.date.available |
2016-04-22T12:44:13Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
BORGES, R. A. S.; DUARTE, A. R. S. ; CAMPOS, T. M. M. A Formação do Educador Matemático Ubiratan D'Ambrósio: trajetória e memória. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online), v. 28, p. 1057-1078, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160919 |
|
dc.description |
Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2014000301056&script=sci_abstract&tlng=pt |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo apresenta a história de vida do educador matemático brasileiro Ubiratan D’Ambrosio. Buscou-se reconstruir sua trajetória pessoal e profissional desde sua infância aos dias atuais. Para tanto, foram realizadas diversas entrevistas e consultados documentos de seu acervo pessoal, fundamentando-se, teoricamente, nas ideias de Nóvoa (2000), considerando-se a impossibilidade de desvincular o professor como profissional e o professor como pessoa. As vivências e aprendizagens desse educador permitem descortinar um panorama da Educação Matemática, a partir da década de 1940, pois são fecundas para a compreensão dos percursos de formação docente e contribuem para a apropriação de diferentes processos de ensino e aprendizagem e apreensão do cotidiano escolar |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista BOLEMA |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
História de vida |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Entrevistas |
pt_BR |
dc.title |
A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |