Profissionalidade para o ensino de geometria: um estudo a partir da legislação

DSpace Repository

A- A A+

Profissionalidade para o ensino de geometria: um estudo a partir da legislação

Show simple item record

dc.contributor.author Oliveira, Maria Cristina Araújo de
dc.date.accessioned 2016-04-20T10:41:52Z
dc.date.available 2016-04-20T10:41:52Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation OLIVEIRA, M. C. A.. PROFISSIONALIDADE PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: um estudo a partir da legislação. Revista de História da Educação Matemática, v. 1, p. 189-202, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160880
dc.description Disponível em http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/14/18 pt_BR
dc.description.abstract O artigo, que apresenta o resultado de uma investigação acerca dos elementos de profissionalidade para o ensino de geometria no curso primário identificados na legislação educacional mineira, estrutura-se em três momentos. Inicialmente apresenta-se o objeto de pesquisa e a abordagem teórica acerca da noção de profissionalidade, bem como o seu significado no texto. Num segundo momento as normativas oficiais são analisadas, tomando como objeto a identificação de elementos de profissionalidade em dois momentos distintos; sob a égide do movimento escola novista na década de 1920 e sob as influências da matemática moderna na década de 1960. Em termos de conclusão, indica-se a presença de mais elementos constituintes da profissionalidade para o ensino de geometria no curso primário nos programas de 1965, que trazem também as marcas da matemática moderna idealizada para esse nível de ensino. Além de apresentar os conteúdos de forma mais detalhada, as atividades indicadas revelam a preocupação com o raciocínio em detrimento da memória, a valorização da descoberta no processo de aprendizagem e o percurso de ensino por meio de etapas – intuição, experimentação, generalização. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática pt_BR
dc.subject Profissionalidade pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Matemática moderna pt_BR
dc.title Profissionalidade para o ensino de geometria: um estudo a partir da legislação pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
14-39-1-PB.pdf 185.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar