História da educação matemática brasileira: entre genealogias e coletivos de pensamento

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

História da educação matemática brasileira: entre genealogias e coletivos de pensamento

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mendes, Iran Abreu
dc.contributor.author Farias, Carlos Aldemir
dc.date.accessioned 2016-04-20T01:26:44Z
dc.date.available 2016-04-20T01:26:44Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation MENDES, I. A.; Farias, C. A. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA: entre genealogias e coletivos de pensamento. HISTEMAT: Revista de História da educação Matemática, v. 01, p. 89-103, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160870
dc.description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/9 pt_BR
dc.description.abstract A partir dos resultados de uma pesquisa anterior, focada na produção em História da Educação Matemática na pós-graduação stritu sensu do Brasil, entre 1990 e 2010, percebemos um crescimento das abordagens sobre vida e obra de matemáticos e professores de Matemática, história das instituições, história das disciplinas escolares, dentre outras atividades sociais e culturais. A diversidade de métodos de pesquisa historiográfica, advindas de áreas como a História, a Antropologia e a Sociologia, contribui para a construção de uma história social da Educação Matemática no contexto da sociedade e da cultura. Na continuação de nossa pesquisa buscamos apoio na epistemologia de Ludwik Fleck, associada aos estudos sobre genealogia para compreender a origem, a evolução e a disseminação das organizações sociais dos grupos de pesquisa em história da Educação Matemática. Assim, fizemos um levantamento dos grupos de pesquisas sobre história da Educação Matemática do Brasil para caracterizar suas dimensões, desmembramentos e ramificações, bem como as redes de conexões entre pesquisadores, estudantes de mestrados e doutorados, suas respectivas linhas de pesquisas e produções geradas durante a pós-graduação e após a sua inclusão no sistema de pesquisa em história da Educação Matemática no Brasil. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista de História da educação Matemática (HISTEMAT) pt_BR
dc.subject Pesquisa histórica pt_BR
dc.subject História da educação matemática pt_BR
dc.subject Genealogias pt_BR
dc.subject Coletivo de pensamento pt_BR
dc.subject História social da educação matemática. pt_BR
dc.title História da educação matemática brasileira: entre genealogias e coletivos de pensamento pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
9-24-1-PB.pdf 169.3Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo HISTEMAT

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar