Aritmética e geometria nos anos iniciais: o passado sempre presente.

DSpace Repository

A- A A+

Aritmética e geometria nos anos iniciais: o passado sempre presente.

Show simple item record

dc.contributor.author Leme da Silva, Maria Célia
dc.contributor.author Valente, Wagner Rodrigues
dc.date.accessioned 2016-04-19T22:09:31Z
dc.date.available 2016-04-19T22:09:31Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation LEME DA SILVA, M. C. ; VALENTE, W. R. . Aritmética e geometria nos anos iniciais: o passado sempre presente. Revista Educação em Questão (UFRN. Impresso), v. 47, p. 178-206, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160848
dc.description Disponível em: http://www.periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5140/4117 pt_BR
dc.description.abstract O texto analisa as mudanças na Matemática ensinada, no que hoje se denomina Ensino Fundamental I, e expõe resultados de inves- tigações que vêm sendo realizadas por um grupo nacional de pesquisadores, voltados para a educação matemática em pers- pectiva histórica. Adota como referencial teórico-metodológico estudos voltados para a História Cultural a partir de autores como Roger Chartier. O estudo ainda considera as pesquisas no âmbito da história das disciplinas escolares, levando em considerações as análises empreendidas por André Chervel. Como base empírica da pesquisa, são considerados documentos como programas de ensino, livros didáticos, manuais pedagógicos. Os resultados da análise histórica sobre a Aritmética e Geometria presentes nos ensinos dos anos iniciais permitem problematizar e ressaltar a importância da história da educação matemática na formação de professores. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista Educação em Questão (UFRN. Impresso) pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Aritmética pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.title Aritmética e geometria nos anos iniciais: o passado sempre presente. pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
document(1).pdf 1.033Mb PDF View/Open Artigos

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar