dc.contributor.author |
Valente, Wagner Rodrigues |
|
dc.contributor.author |
Leme da Silva, Maria Célia |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-19T22:09:22Z |
|
dc.date.available |
2016-04-19T22:09:22Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.identifier.citation |
VALENTE, Wagner Rodrigues ; SILVA, M. C. L. . A Geometria dos Grupos Escolares: Matemática e Pedagogia na produção de um saber escolar. Cadernos de História da Educação (UFU. Impresso), v. 11, p. 559-571, 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160847 |
|
dc.description |
Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21712/11921 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Realiza-se um estudo histórico sobre a constituição de uma geometria para ser ensinada no curso primário. O período analisado envolve a criação dos grupos escolares, sua consolidação e difusão desse modelo escolar pelo Brasil. Intenta-se discutir as relações estabelecidas entre Matemática e Pedagogia para a produção de um saber escolar. Leva-se em conta uma base teórico-metodológica vinda da História Cultural. Conclui-se que a apropriação de movimentos pedagógicos ocorre de modo diferenciado possibilitando ou não a elaboração de novos saberes escolares. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Cadernos da História da Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Geometria |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino primário |
pt_BR |
dc.subject |
História da educação matemática |
pt_BR |
dc.title |
A geometria dos grupos escolares: matemática e pedagogia na produção de um saber escolar |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |