dc.contributor.author |
Borges, Rosimeire Aparecida Soares |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-19T22:04:22Z |
|
dc.date.available |
2016-04-19T22:04:22Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
BORGES, R. A. S. Teachers? Training for primary education (1830-1980): a comparative study between Brazil and Portugal. International Journal for Research in Mathematics Education, v. 05, p. 145-162, 2015 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160826 |
|
dc.description |
Disponível em: http://www.sbem.com.br/ojs/index.php/ripem/article/viewArticle/146 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo histórico comparativo analisa a formação dos professores primários no Brasil e em Portugal, entre 1830 e 1980. Para tanto, este trabalho considera a cultura escolar como uma cultura específica e que, analisá-la historicamente envolve estudar como se deu a formação dos professores para o exercício do magistério na escola primária nesses dois países. Intenta responder ao seguinte questionamento: que trajetórias de formação tiveram os professores primários no Brasil e em Portugal durante as reformas educacionais embasadas em mudanças políticas e sociais nesses dois países nesse período? Este estudo apresenta que diferentes culturas escolares tiveram suas diferenças e similaridades na formação de seus professores para a escola primária e muitas mudanças se processaram em nome de uma transformação da sociedade, de modo que pudessem, melhor preparados, contribuir na democratização do ensino primário e na qualificação dos alunos para o mercado de trabalho. |
pt_BR |
dc.language.iso |
eng |
pt_BR |
dc.publisher |
RIPEM |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher education |
pt_BR |
dc.subject |
History of education |
pt_BR |
dc.subject |
Primary school |
pt_BR |
dc.title |
Teachers’ training for primary education (1830-1980): a comparative study between Brazil and Portugal |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |