Gestão de compras em instituição federal de ensino superior: aplicação de critérios de sustentabilidade ambiental

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Title: Gestão de compras em instituição federal de ensino superior: aplicação de critérios de sustentabilidade ambiental
Author: Santana, João
Abstract: O processo de compras de materiais, serviços e obras na administração pública tem sido submetido a transformações, decorrentes da necessidade de novas práticas estabelecidas pela legislação e normas específicas. Neste contexto, encontram-se as Instituições Federais de Ensino Superior, a exemplo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desta forma, este estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC tem como objetivo geral, a análise de como a Instituição recepcionou a alteração na legislação de licitações e contratos e as suas normativas internas relacionadas. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, revisão documental, revisão bibliográfica, pesquisa aplicada, pesquisa qualitativa, pesquisa descritiva e pesquisa dedutiva. A fim de apurar-se, também, a percepção de determinados aspectos, questionários estruturados, compostos por questões abertas e fechadas, foram aplicados a um total de 29 sujeitos, sendo 11 Gestores de Compras, 14 Coordenadores de Apoio Administrativo (nove de Centro de Ensino e cinco de Pró-Reitorias), e quatro Diretores Administrativos dos Campi. Desta maneira, buscou-se aprofundar a tema de forma a se conhecer os processos de aquisição de bens, de contratação de serviços e obras da UFSC, visando apurar se estão submetidos à legislação e às normas que disciplinam a aplicação de critérios de sustentabilidade ambiental. O estudo revelou que a Instituição vem adotando medidas no sentido de estabelecer diretrizes para a gestão de compras relativas ao tema. Contudo, as suas práticas ainda necessitam de aperfeiçoamento, para o que, são propostas alternativas de ação. <br>Abstract : Acquisition process of goods, services and civil works in public administration have undergone changes as result of new practices established by specific legislation and regulations. In this context, are included the Federal Institutions of Higher Education, such as Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Thus, this study was developed by the Post-graduated program in University Administration from UFSC and aimed to analysis of how the Institution is dealing with the change in the law of bidding process, contracts and its related internal regulations. The research is characterized as a study of case, document review, literature review, applied research, qualitative research, descriptive and deductive research. In order to determine the perception of some aspects, structured interviews, with open and closed questions were applied in a total of 29 subjects, 11 shopping managers, 14 coordinators Administrative Support (nine from education centers and five from Pro-Rectories), and 4 Managing Directors of Campi. Thus, it was studied this topic in order to understand the purchasing process of goods, services and civil works in UFSC, in order to assess if they are according to legislation and regulations of environmental sustainability. The study demonstrated that the institution has taken actions to establish guidelines for acquisition process about the subject. However, these practices still require improvement, so what; are proposed some alternative actions.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160800
Date: 2015


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