Educação integral e capital financeiro: a participação do Itaú Unibanco nas políticas públicas de educação entre 2002 e 2014

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Educação integral e capital financeiro: a participação do Itaú Unibanco nas políticas públicas de educação entre 2002 e 2014

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Title: Educação integral e capital financeiro: a participação do Itaú Unibanco nas políticas públicas de educação entre 2002 e 2014
Author: Urbini, Lia Fuhrmann
Abstract: A dissertação trata da influência do grupo financeiro Itaú Unibanco nas políticas públicas de educação entre os anos de 2002 e 2014, focando-se especialmente nas incursões realizadas pela Fundação Itaú Social e pelo Instituto Unibanco na área da educação integral. Para tanto, analisamos a expansão da educação integral no Brasil em geral e no Estado de São Paulo, com destaque para o Programa Novo Modelo de Escola de Tempo Integral (NMETI), parceria público-privada entre governo do Estado e empresários envolvidos na educação por meio de movimentos como Educação ? Compromisso de São Paulo e a OSCIP ICE-Brasil. Buscamos refletir sobre as especificidades da expansão inédita da oferta da educação pública com jornada ampliada realizada na confluência entre mais de uma década de governo federal sob presidência do Partido dos Trabalhadores e o governo do Estado de São Paulo sob comando do PSDB; ascensão da participação social institucionalizada; e de fortalecimento ímpar do setor financeiro. Um ponto exemplar onde confluem essas águas nos parece ser a Educação Integral do capital financeiro. O breve histórico das experiências em educação integral no Brasil indicou como elas refletiam a articulação entre trabalho, proteção social, capital e governo de turno. Buscou-se entender no período recente as conexões entre políticas sociais e a mundialização do capital, enquadrando as questões brasileiras como Estado-nação a partir de um problema de escala mundial: a crise da acumulação de capital. Também reconstituímos tanto a trajetória de acumulação de capital do Itaú Unibanco como seu caminho em direção à privatização de bens culturais, expropriação e rearticulação de saberes de base a seu favor, inserido no panorama da "virada cultural" do sistema financeiro. Discussões relativas à incorporação da crítica social em geral e as ressignificações de termos específicos como "sociedade civil", "participação", "representação", "descentralização" ou "autonomia", por parte do capital corporificado (ou os chamados "agentes do capital"), permeiam a escrita. Abarcamos as implicações da jornada escolar ampliada para alunos, professores e responsáveis, complementando a interpretação com uma breve descrição do caso de ampliação de jornada implementada pelo Governo do Estado de São Paulo associado ao empresariado organizado (especialmente do setor financeiro, com Itaú Unibanco à frente). A investigação oferece pistas para compreender a força da articulação dos empresários organizados na definição e implementação de políticas públicas para a educação, percorrendo os caminhos nada suaves da consolidação da pedagogia da hegemonia do capital financeiro. Os procedimentos metodológicos incluíram pesquisa bibliográfica e documental além de relatos da experiência docente da autora no ensino médio na cidade de São Paulo. Destaca-se a análise dos Relatórios anuais do Itaú Unibanco e de suas fundações, dos Boletins Políticas sociais: acompanhamento e análise, especificamente os capítulos sobre educação elaborados pelo IPEA, o Censo Escolar MEC/ INEP, o Anuário Brasileiro da Educação Básica e apostilas e manuais operacionais destinados aos professores e alunos do programa de ensino integral além de leis e decretos que regulam os programas específicos da área.<br>Abstract : We reflect on the specifics of the unprecedented expansion of public education that offers extended school-day held at the confluence of more than a decade of federal government under the chairmanship of the Labor Party and the government of the State of São Paulo under the PSDB command; rise of institutionalized social participation; and unique strengthening of the financial sector. A point where these waters converge seems to be the Integral Education of finance capital.The dissertation deals with the influence of Itaú Unibanco financial group in public policies on education between the years 2002 and 2014, focusing especially on the sally carried out by Itaú Social Foundation and the Instituto Unibanco in the area of full-time education (also called integral education in Brasil). To this end, we analyze the expansion of extended school-day education in Brazil in general and the State of São Paulo, highlighting the Program New Full-Time School Model (NMETI), public- private partnership between the state government and entrepreneurs engaged in education by through movements such as Education ? Commitment of São Paulo and OSCIP ICE- Brazil.The brief history of experiences in full-time education in Brazil indicated how they reflected the relationship between work, social protection, capital and shift government. We sought to understand in recent years the connections between social policies and the globalization of capital, framing Brazilian issues such as nation-state from a worldwide problem: the accumulation of capital crisis. We also reconstitute the trajectory of Itaú Unibanco's accumulation's capital and its path towards the privatization of cultural property, expropriation and re-articulation of the basis of knowledge to their advantage, inserted into the panorama of the "cultural turn" of the financial system. Discussions concerning the incorporation of social criticism in general and the reinterpretation of specific terms such as "civil society", "participation", "representation", "decentralization" or "autonomy" by the embodied capital (or so-called "agents of capital"), permeates the writing. We cover the implications of the extended school-day for students, teachers and responsibles, complementing the interpretation with a brief description of the journey of expansion if implemented by the São Paulo State Government associated with the organized business community (especially the financial sector, with Itaú Unibanco ahead).The research offers clues to understand the power of articulation of organized entrepreneurs in defining and implementing public policies for education, covering the hard ways of consolidating the hegemony's pedagogy of finance capital. The methodological procedures included bibliographical and documentary research as well as reports of the teaching experience of the author in high school in the city of São Paulo. We utilize the analysis of the annual reports of Itaú Unibanco and its foundations; Bulletins of social policies: monitoring and analysis, specifically the chapters on education prepared by the IPEA; the School MEC/INEP census, the Brazilian Yearbook of Basic Education and handouts and operating manuals for teachers and students of comprehensive education program as well as laws and decrees regulating the specific programs of the area.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2015.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160695
Date: 2015


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