Utilização de intervalos de confiança para distribuição de custos indiretos

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Utilização de intervalos de confiança para distribuição de custos indiretos

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Título: Utilização de intervalos de confiança para distribuição de custos indiretos
Autor: Pinheiro, Natália Souza
Resumo: A alocação dos custos indiretos é uma das etapas na determinação dos custos totais dos produtos, porém, tal procedimento envolve certo grau de subjetividade. Dessa forma, objetiva-se analisar a utilização de um intervalo de confiança para alocação dos custos indiretos na tomada de decisão. Com a aplicação de técnicas estatísticas como correlação e permutação, em uma empresa objeto de estudo, se obtém um intervalo em torno da média para os custos indiretos totais, em função de cinco níveis de confiança, e não um custo único e determinístico. Dessa forma, cabe ao gestor a ponderação sobre o nível de complexidade da decisão a ser tomada, porque muitas decisões não precisam, necessariamente, de um valor específico para o custo do produto. A coleta de dados foi feita diretamente na empresa e compreende um período de 60 meses, de 2009 a 2013. Por meio da aplicação do modelo proposto, se apresenta uma ferramenta para auxílio à tomada de decisão no âmbito gerencial, sendo útil em decisões que necessitam de flexibilidade, como na negociação de compra e venda de produtos.<br>Abstract : The allocation of indirect costs is one of the steps in determination of the total indirect costs of products, however, this procedure involves some degree of subjectivity. Thus, the objective is to analyze the use of a confidence interval for allocation of indirect costs in decision-making. With the application of statistical techniques such as correlation and permutation, in a study subject company, you get a range around the average for the total indirect costs, according to five levels of confidence, not a single and deterministic cost. Thus, it is up to the manager to consider the level of complexity of the decision to be made because many decisions do not necessarily have a specific value for the cost of the product. Data collection was done directly in the company and comprises a period of 60 months from 2009 to 2013. Through the application of the proposed model presents a tool to aid decision-making at the management level, being useful in decisions that need flexibility, as in negotiating purchase and sale of products.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, FLorianópolis, 2015.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160563
Data: 2015


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