O ensino da aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX.

DSpace Repository

A- A A+

O ensino da aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX.

Show simple item record

dc.contributor.author Pinto, Neuza Bertoni
dc.contributor.author Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos
dc.date.accessioned 2016-04-13T22:00:54Z
dc.date.available 2016-04-13T22:00:54Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation FELISBERTO, L. G. S.; PINTO, N. B. O ensino da Aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX. REAMEC, v. 2, p. 18-32, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160517
dc.description Disponível em: http://www.ufmt.br/ppgecem/arquivos/9e69ad777b852356394584bc664f2bee.pdf pt_BR
dc.description.abstract O ensino da Aritmética ocupou um lugar importante na história da escola primária do estado do Paraná, em se tratando de um espaço curricular permeado de representações dos seus principais sujeitos. Considerando que são os professores os agentes que utilizam dispositivos para efetivar o processo de ensino e aprendizagem, este estudo tem por objetivo compreender como se efetivou o ensino de Aritmética na escola primária paranaense no início do século XX. A investigação, orientada na perspectiva da história cultural, privilegiou relatórios elaborados por professores em 1905. Estes relatórios, publicados na revista ―A Escola‖ em 1906, eram destinados ao Inspetor Escolar da Capital. Outras fontes consideradas foram os Relatórios de Governo e livros didáticos de Antônio Trajano, adotados pelos professores. Os relatórios apontaram que os professores tinham a preocupação de tornar a aprendizagem de Aritmética um momento prazeroso, relacionando-a com o cotidiano dos alunos. O estudo mostrou que o ensino de Aritmética realizou-se, no início do século XX, por meio do método intuitivo. Valorizando a dimensão ―prática‖ do ensino, o concreto se fazia presente, tanto no que diz respeito aos materiais, quanto nas relações estabelecidas entre os conteúdos aritméticos e a realidade dos alunos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher REAMEC pt_BR
dc.subject Cultura escolar pt_BR
dc.subject História da educação matemática pt_BR
dc.subject Ensino intuitivo pt_BR
dc.subject Escola primária paranaense pt_BR
dc.title O ensino da aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX. pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
artigo_reamec.pdf 321.0Kb PDF View/Open Artigo Revista Reamec

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar