dc.contributor.author |
Pinto, Neuza Bertoni |
|
dc.contributor.author |
Silva, Cláudia Mara Soares da |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-13T14:01:40Z |
|
dc.date.available |
2016-04-13T14:01:40Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.identifier.citation |
PINTO, N. B. ; SILVA, C. M. S. DA . Avaliação da Aprendizagem e Exclusão Social. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), v. 6, p. 111-126, 2006. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160498 |
|
dc.description |
Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=569&dd99=view&dd98=pb |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A exclusão, outrora tratada como categoria dos processos sociais, é analisada nesse artigo como categoria do processo pedagógico desenvolvido na escola. A forma de avaliar a aprendizagem dos alunos pode se constituir em um mecanismo excludente mesmo nas propostas mais inovadoras das políticas educacionais voltadas para a democratização do acesso e permanência dos alunos na escola. Com o objetivo de discutir as relações entre avaliação da aprendizagem e exclusão escolar, o presente estudo analisa as características de uma avaliação da aprendizagem comprometida com a qualidade do ensino e com a inclusão cidadã do aluno da educação básica, apontando a dimensão formativa da avaliação como fator fundamental na efetivação da aprendizagem necessária ao sucesso da escolarização dos alunos social e culturalmente marginalizados. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Diálogo Educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Exclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação da aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação formativa |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação da Aprendizagem e Exclusão Social |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |