Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980)

DSpace Repository

A- A A+

Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980)

Show simple item record

dc.contributor.author Pinto, Neuza Bertoni
dc.contributor.author Soares, Elenir Terezinha Paluch
dc.date.accessioned 2016-04-13T12:36:09Z
dc.date.available 2016-04-13T12:36:09Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation SOARES, E. T. P.; PINTO, N. B. Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980). Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 1, p. 71-87, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160496
dc.description Disponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/8/7 pt_BR
dc.description.abstract Desde o final da década de 1950, o ensino do Sistema de Numeração Decimal (SND) nas séries iniciais de escolarização foi alvo de experiências pedagógicas do matemático pesquisador húngaro Zoltan Paul Dienes, defendendo que a compreensão do valor posicional, princípio fundamental desse sistema, ocorre a partir de contagens, agrupamentos e reagrupamentos em diferentes bases. No Brasil, essa proposição pedagógica foi apropriada, principalmente, pelos Grupos que disseminaram as ideias do Movimento da Matemática Moderna no país, por meio de cursos para professores e coleções didáticas produzidas por esses grupos, nas décadas de 1960 e 1970. Investigações na perspectiva da história cultural, tomando como apoio teórico Roger Chartier (1995) e os estudos sobre a história das disciplinas escolares de André Chervel (1990), utilizando como fontes de pesquisa cadernos de alunos e manuais didáticos fornecem indícios de que, no Paraná, embora a metodologia da utilização de diversas bases não tenha recebido expressivo acolhimento pela cultura escolar, a essência das ideias pedagógicas de Dienes direcionadas à compreensão do valor de posição parece ter sido apropriada, desencadeando uma mudança nas práticas pedagógicas referentes ao SND, deslocando a centralidade do processo de aprendizagem por meio de memorização de regras e procedimentos para a compreensão do valor posicional. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Caminhos da Educação Matemática em Revista
dc.subject Zoltan Paul Dienes pt_BR
dc.subject Sistema de numeração decimal pt_BR
dc.subject Valor posicional pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.title Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980) pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
8-42-1-PB.pdf 4.372Mb PDF View/Open Revista Caminhos da Educação Matemática

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar