dc.contributor.author |
Pinto, Neuza Bertoni |
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dc.date.accessioned |
2016-04-13T12:35:10Z |
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dc.date.available |
2016-04-13T12:35:10Z |
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dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.citation |
PINTO, N. B. Estudo Histórico Comparativo das Práticas de Apropriação do Movimento da Matemática Moderna no Brasil e em Portugal. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 23, p. 301-322, 2010. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160495 |
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dc.description |
Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/3752/3152 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Buscando compreender a propagação inicial do Movimento da Matemática Moderna, no Brasil e em Portugal, o artigo apresenta um estudo histórico comparativo das práticas de apropriação do referido movimento de dois renomados educadores matemáticos, reconhecidos como pioneiros na modernização da matemática da escola secundária: Osvaldo Sangiorgi, no Brasil, e José Sebastião e Silva, em Portugal. As fontes são constituídas na produção didática dos respectivos difusores do movimento, na década de 1960, como: livros didáticos de Matemática Moderna e Guias para o Professor. A base teórico-metodológica fundamenta-se nos aportes teóricos de Michel de Certeau, Roger Chartier, Dominique Julia e Marcel Detienne. O estudo destaca a relevância das singularidades culturais na construção de mediadores comparativos da história do Movimento da Matemática Moderna. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Bolema. Boletim de Educação Matemática |
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dc.subject |
História da educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Movimento da matemática moderna |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo histórico comparativo |
pt_BR |
dc.title |
Estudo histórico comparativo das práticas de apropriação do movimento da matemática moderna no Brasil e em Portugal |
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dc.type |
Article |
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