Uma análise sobre a liquidez e a volatilidade das ações de empresas que contrataram formadores de mercado

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Uma análise sobre a liquidez e a volatilidade das ações de empresas que contrataram formadores de mercado

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Title: Uma análise sobre a liquidez e a volatilidade das ações de empresas que contrataram formadores de mercado
Author: Silva, Vicente Alenir da
Abstract: Os formadores de mercado são aquelas instituições que se propõem a garantir a liquidez mínima e referência de preços para ativos previamente credenciados. Têm como termos sinônimos ou designações atribuídas: facilitador de liquidez, agente de liquidez, promotor de negócios, market maker, especialista e liquidity provider (BM&FBOVESPA, 2012). São agentes de suma importância para o desenvolvimento do mercado acionário, incrementando a quantidade e o volume financeiro negociados e o consequente aumento de liquidez dos ativos. No Brasil, este serviço está sendo oferecido a partir do ano de 2003, sendo, paulatinamente, ano a ano, crescente o número de empresas que aderem ao serviço. O presente trabalho teve por objetivo geral analisar empresas selecionadas dentre todas as duzentas e quatro que, atualmente, têm contrato com estes promotores de negócios para aumentar a liquidez de suas ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Neste sentido, buscou-se analisar o comportamento das ações das empresas selecionadas, com a finalidade de observar a performance da volatilidade e da liquidez. Para tanto, as análises foram definidas em períodos pré e pós-contratação do market maker, ou seja, um ano antes e um ano depois. Apresentou-se o referencial teórico necessário ao entendimento do mercado acionário, partindo do geral até chegar ao específico, como também foi elaborado um estudo das ações selecionadas que têm contratos com instituições encarregadas de aumentar a liquidez de seus papéis. Apresentou-se a análise detalhada de dados com o intuito de mostrar o comportamento dos papéis das empresas selecionadas em relação à evolução das cotações, ao aumento das quantidades de negócios e ao aumento do volume negociado. Por fim, verificou-se que as empresas com agentes de liquidez contratados obtiveram aumento muito significativo na quantidade de negócios, no volume negociado e, por consequência, no aumento de liquidez de seus papéis. Todos estes incrementos foram observados no período pós-contratação.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Ciências Econômicas (EaD).
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160406
Date: 2012-07-05


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Monografia Vicente Alenir da Silva.pdf 626.4Kb PDF View/Open

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